Segunda-feira, 05 de outubro de 2009. Novenário alusivo ao Padroeiro São Cristóvão. Na Santa Missa o Padre Adalto faz uma homilia muito especial de forma muito dinâmica e explicativa.
Apresento a seguir o texto do o evangelho lido na noite. Lucas 10. 25-37
25 E eis que se levantou um certo doutor da lei, tentando-o, e dizendo: Mestre, que farei para herdar a vida eterna?
26 E ele lhe disse: Que está escrito na lei? Como lês?
27 E, respondendo ele, disse: Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todas as tuas forças, e de todo o teu entendimento, e ao teu próximo como a ti mesmo.
28 E disse-lhe: Respondeste bem; faze isso, e viverás.
29 Ele, porém, querendo justificar-se a si mesmo, disse a Jesus: E quem é o meu próximo?
30 E, respondendo Jesus, disse: Descia um homem de Jerusalém para Jericó, e caiu nas mãos dos salteadores, os quais o despojaram, e espancando-o, se retiraram, deixando-o meio morto.
31 E, ocasionalmente descia pelo mesmo caminho certo sacerdote; e, vendo-o, passou de largo.
32 E de igual modo também um levita, chegando àquele lugar, e, vendo-o, passou de largo.
33 Mas um samaritano, que ia de viagem, chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão;
34 E, aproximando-se, atou-lhe as feridas, deitando-lhes azeite e vinho; e, pondo-o sobre a sua cavalgadura, levou-o para uma estalagem, e cuidou dele;
35 E, partindo no outro dia, tirou dois dinheiros, e deu-os ao hospedeiro, e disse-lhe: Cuida dele; e tudo o que de mais gastares eu to pagarei quando voltar.
36 Qual, pois, destes três te parece que foi o próximo daquele que caiu nas mãos dos salteadores?
37 E ele disse: O que usou de misericórdia para com ele. Disse, pois, Jesus: Vai, e faze da mesma maneira.
O que me chamou atenção neste evento foi que logo após a homilia na sequência da Santa Missa entra na Igreja um “ CHEIRA COLA” totalmente embriagado. Sem muita conexão no que falava. Entra e vai direto a frente do altar. As pessoas logo se incomodam com tal situação. Vi claramente o tom de repulsa que cada um fazia ao ver aquela filho de Deus tomado pelo vício. Se não bastasse ele senta na primeira banca quando todos estavam de pé e começa a cantar um louvor a Deus da sua maneira, mas ninguém prestou atenção, passado algum tempo ele calmamente saiu.
Se o leitor pensa que terminou está enganado, mais um personagem chega ao mesmo local desta feita não consegui identificar se estava bêbado, drogado ou simplesmente sem muito juízo, na expressão popular. O certo é que estava muito sujo e com a expressão de anormalidade. Chegou próximo da banda e começou a fazer gestos de todas as maneiras querendo chamar atenção, mas da mesma forma do cheira cola não conseguiu muito, a não ser o olhar de desaprovação da maioria. Quando a banda começou a tocar uma hino alegre ele começou a dançar, mas como ninguém o aplaudiu sentou-se e ficou a meditar.
Eu estava gravando a Santa Missa e percebi por um instante a grandiosidade de Deus e uma pergunta veio a minha mente. Por que será que esses irmãos foram até a igreja naquele dia? E a resposta talvez só seja respondida com outras perguntas: Vamos sempre a missa, cultos ou outras manifestações de fé, mas será que aplicamos o que ouvimos e lemos? Será que esses dois irmãos não foram festejar conosco a benevolência de Deus e mostrar que a palavra de Dele está cada vez mais atual?
Esses acontecimentos merecem uma reflexão. “DEUS ESTÁ AQUI NESTE MOMENTO”. Louvado seja Ele.
Santana do Ipanema – AL, 10 de outubro de 2009
Comentários