POR QUE DIA DE TODOS OS SANTOS NÃO É FERIADO?

José Malta Fontes Neto

Estava na manhã desta segunda-feira, 31 de outubro de 2011 na Escola Municipal Senhora Santana fui mais uma vez levar livros para a Industria do Conhecimento – Biblioteca do SESI especial. Especial porque até o formato dá gosto para quem entra com o seu telhado com a aparência de um grande livro. Externamente dois grandes lápis formam o conjunto da biblioteca.

Depois de cumprir nossa missão que foi entregar as obras do Professor Doutor José Marques de Melo na referida biblioteca fui cumprimentar a professora Luciana e demais professores da Escola num papo informal e proveitoso. Encontramos a querida Benedita, conhecida como Nega, mulher do saudoso Veio Zé que aproveitou o momento e disse uma coisa engraçada:

Fui recentemente para o médico e parece que na melhor idade estou virando é uma jaca, pois ele pediu uma bateria de exames e me relatou que estou com vários nódulos, ou seja caroços, que eu saiba muitos caroços mesmo só uma essa fruta saborosa do sertão.

Mas continuamos a conversa quando em dado momento a professora Luciana, diretora da escola, é chamada por um aluno, volta sorrindo e me faz uma pergunta que fiquei sem resposta no momento.

Vejam, o que o aluno perguntou:

Professora se para um santo só sempre é feriado, por que no dia de todos os santos não é?

Bem refletindo apenas disse que antigamente era, mas devido a separação e tantos feriados, agora já não se guarda esse dia. Foi a única justificativa.

Para que possamos entender esse costume vejamos o que encontramos na Internet sobre O DIA DE TODOS OS SANTOS:

A Igreja Católica é a maior organização religiosa cristã e reúne cerca de 1 bilhão de fiéis espalhados por todo o mundo. O Brasil é considerado o maior país católico do mundo. De acordo com pesquisa divulgada pelo Datafolha, 64% dos brasileiros se declararam fiéis ao catolicismo (fonte - Datafolha 2007).
O catolicismo tem como premissa de fé o culto aos santos. A Igreja Católica acredita que, todos os homens excessivamente virtuosos, podem ser canonizados após suas mortes e, por estarem próximos a Deus, realizar milagres na terra.
O processo pelo qual uma pessoa se torna santa é chamado de canonização e pode ser bastante demorado. A Igreja Católica já canonizou aproximadamente 3 mil pessoas. No Brasil, já foi canonizada a madre Paulina do Coração Agonizante de Jesus (Santa Paulina), cuja canonização aconteceu no dia 19 de maio de 2002, e recentemente foi canonizado o Frei Galvão, em maio de 2007. Para saber como alguém se torna santo, clique aqui. Além dos santos canonizados oficialmente, o Brasil possui inúmeros outros santos homenageados por aqui, como a nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida.
Os católicos costumam homenagear os seus santos no dia do aniversário de suas mortes. Porém, o número de santos canonizados é muito superior ao número de dias do ano, sendo assim, poucos deles são oficialmente homenageados no dia de sua morte. Para resolver esse problema, o Papa Bonifácio IV, criou o Dia de Todos os Santos, com o intuito de homenagear todos os santos em um único dia.
Isso aconteceu no século VII e naquela época o Dia de Todos os Santos era comemorado no dia 13 de maio. No século seguinte (em 835), porém, o Papa Gregório III, mudou a data que passou a ser celebrada no dia 1º de novembro. Dizem os historiadores que o principal objetivo da mudança da data foi para que ela passasse a coincidir com o Samhain – Ano-Novo para os Bruxos (comemoração que deu origem ao Halloween), buscando dessa forma, atrair os “pagãos” (possíveis novos fiéis) para a celebração católica .
No Brasil, assim como em toda a América Latina, o Dia de Todos os Santos não é considerado feriado nacional. Muitas pessoas, porém, vão à Igreja assistir a missas especiais em celebração aos santos. Outras ainda procuram ir aos cemitérios para limpar as sepulturas, levando flores, e deixando-as prontas para o dia seguinte, 2 de novembro, quando é celebrado o Dia de Finados. Os mexicanos celebram a data dessa mesma maneira, a diferença porém, é que os mexicanos chamam a data de Dia dos Santos Inocentes.
­Em Portugal, no Dia de Todos os Santos as crianças saem juntas à rua para pedir o “pão-por-deus” de porta em porta, recitando versos e recendo em troca, pão, broas, bolos, romãs, frutas secas, nozes, amêndoas,ou castanhas que colocam dentro dos seus sacos de pano. É também costume em algumas regiões, os padrinhos oferecerem um bolo, o Santoro. Em determinadas povoações a data também é conhecida como "Dia dos Bolinhos".


Fonte:http://pessoas.hsw.uol.com.br/dia-de-todos-os-santos.htm

Comentários