IGREJA CATÓLICA DEFENDE QUE O EVANGELHO DEVE SER ANUNCIADO UTILIZANDO A INTERNET

José Malta Fontes Neto

Hoje fiquei extremamente feliz ao receber um e-mail do santanense Roberval Noya que relata a morosidade da Igreja Católica em admitir o uso de tecnologias para o processo de evangelização.

Volto a um passado recente e vejo na tela da memória de que fui por diversas vezes taxado de contrario a Igreja por tentar levar aos internautas espalhados pelo mundo a boa nova do Cristo através da divulgação de imagens através da Internet. Evidentemente essa contrariedade não era posição da Igreja, mas de um de seus representantes.

O Monsenhor Delorizano Marques da Rocha chegou a dizer que não tinha necessidade de estar colocando as coisas da Paróquia de Senhora Santana na Internet pois a sua missão enquanto evangelizador se resumia ao seu pastoreio e nos limites da sua jurisdição. Disse isso em uma entrevista quando contestava a opinião de muralistas a respeito de assuntos concernentes a Festa de Senhora Santana.

Naquela oportunidade fui contrario a opinião do reverendo e por pouco não fui proíbido de fotografar o novenário daquele ano. Tive que falar diversas vezes com o Monsenhor tentando fazer ver a ele de que exitem muitos santanenses em outros locais que gostariam de ver, mesmo que a distância, o que acontece na terrinha, com especialidade a Festa de Santa Ana que todos tem um carinho especial.

Citei até o exemplo das Irmãs holandesas Leontia e Leticia. que fizeram um grande trabalho no sertão alagoano e estão agora na terra natal, e sempre acompanham as noticias de Santana do Ipanema como se fosse da sua terra.

Em contra partida na Paróquia de São Cristóvão o Padre José Neto de França comungava comigo do propósito tecnológico. Quando lançamos o Portal Maltanet (www.maltanet.com.br), auxiliamos o Pe. José Neto na publicação do site www.pejnfranca.org.br na cidade de Cacimbinhas, onde o santanense era pároco.

Pe. José Neto introduziu no sertão muitas tecnologia, como paróquia informatizada e uso constante do computador para fins de evangelização. Recentemente começou a utilizar os recursos de multimídia nas Missas e até foi criticado por isso. Durante muito tempo em parceria com o Portal Maltanet o áudio das Missas de sábado e domingo da Paróquia de São Cristóvão foi transmitido pela rede mundial de computadores – Internet.

No e-mail que citei anteriormente o santanenses afirmava que a Igreja Católica estava perdendo espaço para os evangélicos, com ênfase para a Igreja Universal que utiliza de todos os recursos tecnológicos necessários para atrair fieis.

Como o e-mail chamou minha atenção liguei a TV na Rede Record e pude constatar um comercial no qual o Bispo Macedo convida os fiéis para receber mensagens de evangelização via celular, através de torpedos o que vem corroborar ao texto apresentado no e-mail.

Mas, antes tarde do que nunca. No mesmo e-mail o colaborador transcreve uma notícia, a qual checamos e encontramos publicada em diversos veículos de comunicação do mundo.

Apresentamos a seguir o texto da matéria e suas respectivas fontes:

Papa defende anúncio do Evangelho pela internet

Bento XVI diz que sacerdotes devem fazer divulgação também em blogs e sites


EFE

CIDADE DO VATICANO - O papa Bento XVI disse neste sábado, 23, que os sacerdotes devem anunciar o Evangelho não só com os meios tradicionais, mas também com os da nova geração de meios audiovisuais, como foto, vídeo, animações, blogs e sites, e se dirigir também aos não fiéis.

O papa falou assim em seu discurso por ocasião da próxima Rodada Mundial das Comunicações Sociais.

As comunidades eclesiais incorporaram há muito tempo os novos meios de comunicação como instrumentos de expressão e de contato com o próprio território, instaurando, em muitos casos, formas de diálogo ainda de maior alcance, disse.

Sua recente e ampla difusão, assim como sua notável influência, "tornam cada vez mais importante e útil seu uso no ministério sacerdotal", disse.

"A tarefa primária do sacerdote é a de anunciar Cristo, a palavra de Deus feita carne, e comunicar a graça divina que nos salva mediante os sacramentos", afirmou.

Para Bento XVI, as vias de comunicação abertas pelas conquistas tecnológicas se transformaram em um instrumento indispensável para responder adequadamente a perguntas teológicas, que surgem em um contexto de grandes mudanças culturais e notadas, especialmente, entre os jovens.

********
Algumas fontes de publicação dessa matéria:

O Estadão - Internacional - Europa

O Agencia EFE

Concluímos assim que as inspirações estão presentes em todas as épocas. Aparecem pessoas que captam essas informações e são taxados de loucos, outros mais sensíveis aplicam como ousadia esses insight e outros ficam a criticar achando que não dá certo.

O Padre Fábio de Melo, em um dos seus trabalhos, afirma que o tempo é o senhor de todas as causas e o tempo vai aos poucos consolidados as divagações daqueles que estão sintonizados com a verdadeira missão nas suas passagens pela terra.

Comentários