Foi com muita alegria e satisfação que recebi do companheiro Eugênio Bulhões o seu livro “HORTA VERTICAL NO CONTEXTO DA SUSTENTABILIDADE” em literatura de cordel, publicado pela CBA editora, com apoio da Universidade Federal de Alagoas.
Li a obra, de uma sentada só, como costumamos dizer quando lemos um livro de forma contínua. E aqui quero deixar algumas considerações, advindas da minha compreensão.
Inicialmente, dizer que é maravilhoso ver um trabalho científico de mãos dadas com a cultura popular, isso foi algo importantíssimo.
Eugênio Bulhões é alagoano de Penedo, técnico em agropecuária, rotariano, escritor, graduado em agronomia pela Universidade Federal de Alagoas, Campus Rio Largo. Cursou um ano de Agronomia na Universidade Federal da Paraíba, Campus Areia. Atualmente, está como conselheiro do Conselho Superior Universitário – CONSUNI. Em nível nacional, foi finalista da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP) e é membro da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB). Por fim, tem experiência em fitotecnia e recursos hídricos.
Pelo exposto em nosso último paragrafo, fragmento do currículo do autor, dá para se perceber o nível em que ele se encontra para falar de um assunto tão importante como as hortas verticais, muito utilizadas na atualidade, como o próprio título do livro diz, no contexto da sustentabilidade.
O livro conta com a coautoria do Doutor Cícero Luiz Calazans de Lima, José Cicero Claudino da Silva e do cordelista Valdeí Marcelino da Silva. Coube ao Dr. Cícero Luiz, a orientação do trabalho e ao cordelista Valdeí Marcelo, a metrificação para a Literatura de Cordel, além de um excelente prefácio feito por Sebastião Pinheiro, rico de informações técnicas.
Nas suas oitenta e duas páginas, o livro está dividido em seções com um encadeamento de assunto de tal forma que, podemos afirmar, sem medo de errar, que trata-se de um manual prático para você, leitor, construir a sua horta. Sem contar, que pode até fazer cantando, pois o cordelista usou as estrofes em décimas, usando a perfeição do cordel em redondilha alta, para uma leitura agradável. Vejamos a perfeição da quarta estrofe da introdução:
Nessa tal educação
A cartilha está presente
Do nosso meio ambiente
Procura dar o chamado
Indo à escola do Estado
Das terras das Alagoas
Informação só da boa,
Transmitida, a cada dia,
Por meio da agronomia,
Que sempre forte ressoa.
Materiais necessários para a horta, passos para preparo da estrutura, substratos, conhecendo as culturas, adubos, chorumes, pragas e vetores de doenças das hortaliças, além de formas de controles dessas pragas são alguns dos temas abordados nessa obra especial.
Outro ponto que nos chamou atenção foram as ilustrações que condizem com o tema, além da fonte, tipo de letra tipicamente do cordel.
Quero agradecer e parabenizar o companheiro Eugênio Bulhões pelo trabalho e referendá-lo a todos que desejam implantar suas hortas sustentáveis.
E para finalizar, vamos deixar a última estrofe do livro, que é outra pérola e um chamamento para a prática.
Finalizando a nossa leitura
Muito bem explicativa
Ilustrações muito vivas
Do amigo Dário Feitosa
Vamos pôr as mãos à obra
Porque quem ouve, esquece
Quem ver, lembra mas padece
Quem faz, aprende de vez
Diz o provérbio chinês
E a mente lhe reconhece.
Santana do Ipanema – AL, 06 de junho de 2021
Comentários