As regiões áridas e semi-áridas do planeta geralmente são pobres e de agricultura subdesenvolvida. Nessas regiões, além da limitação de água, ocorrem também, com freqüência , solos como sérias limitações.
Como relação ao rendimento agrícola, o semi-árido não pode competir com as regiões úmidas, em culturas mais nobres como feijão, milho,soja,cana de açúcar,gado leiteiro e de corte,suinocultura,avicultura etc.,. em função da sua própria limitação.Restando, principalmente, o cultivo de plantas Xerófitas produtoras de óleo, fibra, tanino e outros produtos, além da criação de animais adaptados ás condições adversas do meio, como ovelhas, cabras e outros.
A tentativa de produção de alimentos, principalmente grãos conhecidos, feijão,milho, geralmente frustram em função da seca. Tem uma safra boa e oito não.
Vendo ás fotografias do Canal do Sertão e a despesca de Tilápias nos tanques salinizados na Pedra D'Agua dos Alexandres, ficamos esperançosos com a possibilidade de incremento na economia agropecuária da nossa região em função desses dois fatos..
O canal do sertão, mesmo obedecendo ás limitações de disponibilidade d'agua imposta pelo seu dimensionamento, poderá transformar as áreas do entorno em pólo de Horticultura e Fruticultura.
Sabemos que no no entorno do Canal, não temos grandes áreas de solos propensos á agricultura de grãos,existem limitações físicas que impedem tais atividades. Mas,como vamos ter água, podemos desenvolver atividades ligadas á alta tecnologia. A exploração de verduras e flores , através de estufas e hidroponia, vem a calhar muito bem nessa situação.. Como também, o desenvolvimento da fruticultura, através da técnica do gotejamento.para um melhor aproveitamento do recurso hídrico.Não quero ser futurista, mas essas atividades irão prevalecer no entorno do Canal.
As estações dessalinizadoras, juntamente com a conscientização da população beneficiada e mais uma política de assistência técnica e creditícia, poderá incrementar a renda dessas comunidades.O receio que faz, muito comum no sistema, são os imprevistos que aparecem.E as comunidades ficarem esperando que a Prefeitura venha consertar.O exemplo foi lançado, resta agora outras comunidades se organizarem e implementarem as suas.Olho D'Agua do Amaro, Gravatá, São Félix, Areias e assim por diante, serão ás próximas.Sim, além da possibilidade da criação de Tilápias, conforme fotografia, pede-se criar Camarão .Já pensou,meu amigo, a profecia de Antonio Conselheiro sendo concretizada: Camarão do Mar de Santana.
Sidrolândia, 26 de Janeiro de 2008.
João Francisco das Chagas Neto.
( joao.neto@cbaa.ind.br)
Comentários