Tem dias que a gente amanhece com uma coisa na cabeça. Uma touca de dormir, claro. Mas, não é disso que estou falando. É de algo mais subjetivo, que quero falar. Algo bem mais profundo. Lá do íntimo de nosso pensamento. Hoje, acordei pensando numa antiga marchinha de carnaval, que dizia:
“Lá em casa tem um vigorilho/ Vigorilho fazia mingau/ Vigorilho foi quem me ensinou/ A tirar o cavaco do pau...”
Olha que havíamos concebido, tal canção a pelo menos uns quarenta anos atrás. E bateu-me hoje a curiosidade de descobrir: O que diabos era um vigorilho? Imaginava que podia tratar-se de um bicho, quem sabe um pássaro?
Como eu estava errado... Primeiro, que nem era marchinha de carnaval. Segundo, com relação ao nome. Não era com “v” a palavra, e sim com “b” e dois erres. Enfim, encontrei aqui na internet, vários sites que tratam do assunto. Veja, caros leitores, o resultado da minha pesquisa:
“Bigorrilho é um coco [dança folclórica] da autoria de Paquito, Romeu Gentil e Sebastião Gomes, composto em 1963 inspirado remotamente no Lundu “Isto é Bom” de Xisto Bahia, e no Samba “O Malhador” de Pixinguinha o qual já havia usado o tema folclórico “Trepa Antônio siri tá no pau”. Foi gravado originalmente por Jorge Veiga e regravado por vários outros artistas, entre eles: Renato e Seus Blue Caps e Lulu Santos.
Bigorrilho também é um epíteto que foi atribuído aos políticos originalmente considerados de oposição ao golpe militar de 1964, especialmente do antigo partido do PTB e que por conveniência pessoal, passaram a apoiar esse movimento militar. Fonte: Wikipédia.org.br”
“Lá em casa tinha um bigorrilho
Bigorrilho fazia mingau
Bigorrilho foi quem me ensinou
A tirar o cavaco do pau
Siri ta no pau
Eu também sei tirar
O cavaco do pau
Dona Dadá
Dona Didi
Seu marido entrou AA!
Ele tem que sair
Ele tem que sair”
“Sei que Bigorrilho é um Bairro italiano de Curitiba, mas o significado dessa palavra não encontrei em lugar algum. Fonte: Yahoo.com.br/respostas”
“Significado de Bigorrilho: É Uma expressão usada para criança: filho; “fio meu xodó’; explicita o carinho, o sentimento de amor. Exemplos: “O ‘Bigorrilho’ de mamãe; Ô ‘Bigorrilho’ faça isso pra mim...; Aquele ‘Bigorrilho’ é sapequinha; Queridinho ‘Bigorrilho. Sinônimos: Garotinho, fraco, metido a valentão, filho, xodó, agregado, dependente. Antônimos: homenzarrão, independente. Outra relação: É o apelido como é conhecido, em alguns lugares, aquele pequeno letreiro que fica sobre o teto dos táxis com a palavra:TÁXI. Fonte: dicionarioinformal.com.br
Restou-me descobrir o significado de “Lundu” e “Epíteto”:
“Lundu Substantivo: Masculino: designação de várias canções populares inspiradas em ritmos africanos introduzidas em Portugal e no Brasil a partir do século XVI. A partir do século XIX canção solista acompanhada por violão ou piano derivada de dança do mesmo nome. Fonte: Google.com.br”
“Epíteto: Substantivo Masculino: palavra ou expressão que se associa a um nome ou pronome para qualificá-lo; qualificação elogiosa ou injuriosa dada a alguém, alcunha, qualificativo. Exemplo: Ronaldinho “Fenômeno”[o exemplo aqui citado, é do cronista]
Agora a pouco, vi uma piada no watsap onde aparecia a foto de uma idosa e a inscrição; “Prefiro fazer um "CHECK IN" a fazer um "CHECK UP”. Logo em seguida na tevê, uma reportagem falava do uso do CHECK OUT em um supermercado. Meu Deus! Do jeito que vai a língua inglesa daqui a pouco será nossa língua oficial.
“CHECK UP- Bateria de exames para avaliação de estado de saúde, ou rastreio de eventuais doenças ainda não manifestada; CHECK IN- Ato de dar entrada, abrir uma conta, confirmar presença em um local, registrar-se, pedir o início de um processo; CHECK LIST- Lista de verificação; instrumento de conduta, de regras a serem lembradas ou seguidas; CHECK OUT- Ato de sair, fechar uma conta, ou dar baixa em algum tipo de processo. Fonte: Google.com.br”
Pois bem. Por mais explícitas que tenham sido tais definições, “Check out” apenas remete ao que realmente se fazia lá no supermercado: O cliente podia comprar e pagar, com cartão de crédito, numa máquina, sem precisar passar no caixa.
Pra encerrar. Deu no watsap
A MORTE DE JOÃOZINHO
Pois é, o menino traquino que tantas piadas contamos dele aqui. Eis que chegou o seu dia. Lá estavam os dois Joãozinho e a morte.
-Olá Joãozinho. Chegou seu dia vim lhe buscar...
-Ué?! Não tenho direito a um último pedido?
-Sim...O que desejas?
-Que acabe a Corrupção no Brasil.
RESULTADO:A Morte teve que se contentar em voltar sozinha. Êita menino danado, esse Joãozinho.
Fabio Campos, 21 de Julho de 2018. No nosso Blog [fabiosoarescampos.blogspot.com] Conto inédito: BENJAMIN (The Armchair)
Comentários