Por estes dias quedei-me recordando da minha infância e juventude, nos áureos tempos das Bancas de Revistas. A meu ver, um negócio atraente e atrativo à época. O Brasil e o mundo chegavam às cidadezinhas do interior, ou através das emissoras de rádio local, ou dos impressos, revistas e periódicos. O Brasil vivia o regime da ditadura militar, o mundo ia, dividido em dois blocos, socialista e capitalista. A televisão, ainda não havia se popularizado. Apenas os mais abastados a possuíam.
Os meninos e homens feitos, buscavam adquirir a revista PLACAR, pois nas páginas centrais vinham pôsters dos maiores clubes de futebol. Rapazes maiores de 18 anos podiam comprar revistas masculinas, PLAYBOY, ELEeELA que traziam pôsters de mulheres nuas. Já meninas e mulheres buscavam as revistas de fotonovelas, e de fofocas do mundo artístico: CAPRICHO, SÉTIMO CÉU, entre outras, pois traziam pôsters de cantores, atores e atrizes.
Adentrar numa Banca de Revista era como mergulhar num mundo maravilhoso, rico em imagens, que aguçava nosso imaginário. As revistas em quadrinhos trataram de imprimir em nossas mentes toda sua magia e encantamento. Nossos heróis dos quadrinhos jamais se apagarão de nossas memórias. Apraz-me lembrar de alguns deles: TARZAN, JANE e BOY, ZORRO e TONTO, RIN-TIN-TIN, TEX, BÚFALLO BIL, FANTASMA, CAPITÃO AMÉRICA, BATMAN e ROBIN, LULUZINHA, BOLINHA, TIO PATINHAS (O pato arquimilionário mais sovina do mundo!), PATO DONALD e MARGARIDA, HUGUINHO, ZEZINHO e LUIZINHO, GASTÃO (O pato mais sortudo do mundo!), PATETA (que eu nunca descobri que animal ele é!) e FLORESBELA (Se não estou enganado é uma vaca!), MICKEY MOUSE e MINIE, Professor PARDAL, e professor LUDOVICO, MADAME MIN e MAGA PATALÓGICA. Você leitor e leitora deve estar se lembrando agora de um personagem que talvez não citamos aqui. Porém lhe marcou, e você não esqueceu. É sempre assim, alguns marcaram pra mim, outros você.
Com a expansão da televisão, os personagens dos quadrinhos viraram Desenho Animado. Ganharam voz, no lugar de balões com falas. Ganharam mais movimento e deram audiência, muita audiência. Não perdíamos por nada, as peripécias da PANTERA COR DE ROSA, MANDA-CHUVA (Dublado pelo ator Lima Duarte). ZÉ COLMÉIA e CATATAU, OS FLINSTONES, OS JETSONS, TOM e JERRY, POPYE, OLÍVIA e BRUTUS. Muitos se tornariam bem mais reais, de carne e osso! SUPERMAN, SUPERBOY, O INCRÍVEL HULK (Com Lou Ferigno-1977), MULHER MARAVILHA (Na interpretação da Lynda Carter-1975) , KUNG FU (David Carradine -1972).
Apelidados de “enlatados” porque os rolos de fitas das filmagens eram acondicionados em latas, os seriados fizeram muito sucesso, mundo a fora. Os faroestes hollywoodianos e italianos ganhariam seriados. Também eles, OS TRÊS PATETAS, O GORDO E O MAGRO, JERRY LEWIS, A NOVIÇA REBELDE -1965, A FEITICEIRA- 1964, JEANNIE É UM GÊNIO -1965, FREE WILLY, BONANZA, CHAPARRAU, ZORRO MEXICANO, PALADINO DA JUSTIÇA, ROY ROGERS, THE WATSONS. Séries americanas que ainda hoje são reprisadas nos canais de tevês abertas e a cabo.
Voltando pra realidade virtual dos dias atuais. Lá ia eu navegando pelo aplicativo INSTAGRAM, que vai selecionando assuntos, de acordo com o que vamos “curtindo” tornando vermelho o coração. Eis que fui parar no meio da guerra da Ucrânia, tanques de guerra disparavam seus projéteis espalhando fogo e destruição. De repente num deslizar de dedo surge-me Tom e Jerry. Arrebatando-me do meio daquela cena cruel e desumana, para o sofá de casa, onde ainda menino, o gato e o rato fizeram-me novamente criança esquecer o horror da guerra.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
FILOSOFIA DO INSTAGRAM
Pra pessoas negativas a solução é MANDALAS. Mandá-las embora!
No antigo império Persa os homens costumavam debater suas ideias sóbrios, e depois bêbados. Em ambos os estados elas deviam ser aceitáveis.
AMIZADE = De COPO;
AMOR = De BOCA;
CONSIDERAÇÃO = Depende da CONTA BANCÁRIA.
HOMEM X MULHER
ELE: - Não sei porque tú fica assistindo esses programas de CULINÁRIA.
Tú num sabe cozinhar mesmo!
ELA: Tú assiste vídeos PORNÔS e eu num digo nada.
Fabio Campos, 07 de Março de 2023.
Comentários