TEMPO RESTAURADOR

Fábio Campos

Eis que é tempo, de restauração. Restaurador é o tempo. Este, que cada um de nós vivenciamos agora. Se bem pensarmos, não há ontem, não há depois, não há semana que vem. Tudo que há realmente, é o agora. A cada instante vivido, temos a oportunidade de nos renovarmos, de nos restaurarmos. Restaurador, renovador de nossas forças, é o tempo.

“Eis que faço nova todas as coisas. [Apocalipse 21:5]”. “Não vos lembrei das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que farei uma coisa nova, e agora, sairá a luz; porventura, não a sabereis? Eis que porei um caminho no deserto e rios, no ermo.[Isaías 43: 18-19]”. “2 Coríntios 5:17 diz: Se, pois, alguém está em Cristo, nova criatura é, as coisas velhas já se passaram; eis que tudo se fez novo”.

Abril, lembra o verbo abrir. Começa com a letra “A”, de “alfa”, primeira letra do alfabeto grego. Há neste mês datas que jamais esquecemos: primeiro de abril: “Dia da mentira”; 13 de abril dia do Hino Nacional Brasileiro; 19 de abril dia dos Povos Indígenas; 21 de abril dia de Tiradentes: “O mártir da Inconfidência Mineira”; 22, dia do Descobrimento do Brasil.

Há dentro desse mês outras datas pouco lembradas. Por exemplo, 07 de abril dia mundial da saúde. O dia da Mentira mesmo, está caindo em desuso. Seja sincero, alguém aí sabia, que 04 de abril é considerado o dia do rato? E que o Titanic afundou em abril? Pois foi! Em 13 de abril de 1912. Nessa mesma data, minha avó materna Amância, completava 12 anos de idade. Minha filha do meio, Adla Juliana é de 10 de abril.

Achei importante descobrir que, 23 de abril é dia mundial do livro. E que em 18 de abril de 1882, nascia o “Pai do livro Infantil”, escritor Monteiro Lobato. Também dia 23 deste mês é dia de São Jorge guerreiro; dia nacional do Choro [gênero musical].

No dia 26 de abril de 1965, nascia a rede Globo de televisão, que tanta influência causaria nas nossas vidas, junto com a expansão, à época, do telejornalismo, da dramaturgia, e da indústria do entretenimento. Uma revolução nas transmissões esportivas, com ênfase para as Copas do Mundo de Futebol e as Olimpíadas.

Vamos a curiosidades do Mundo da linguagem, e das Comunicações. A primeira diz respeito a palavra “Restaurante”, alguém disse no Instagram que vem de Roma antiga: surgiram de Casas que serviam sopas e caldos “restauradores” aos soldados que voltavam de combates.

E qual seria o correto falar: despercebido ou desapercebido? De acordo com o linguista professor Neto [Instagram]: As duas formas estão corretas, são adjetivos, referem-se a coisas distintas: o primeiro significa desatento; algo que não se nota; imperceptível; o segundo caso: despreparado; desguarnecido de algo; desprevenido.

E a famosa “Mão Inglesa”. Por que em alguns países, o volante do carro fica do lado direito? A Thati [Curiosithati Instagram] foi que me disse: “Isso vem do tempo das carroças puxadas à cavalo. Países como, Inglaterra, Escócia, Irlanda e Japão, preferiram manter os costumes medievais, em que os cocheiros usavam o lado esquerdo para o tráfego das carroças; a mão esquerda usada para os cabrestos, e a direita para os chicotes.”

UM POUCO DE [Péssimo!] HUMOR PRA ENCERRAR
Como é a INTERNET do Mineiro?
UÁI-FAI!
Quem é Mais Velho: O SOL ou A LUA?
A LUA, porque PODE sair A NOITE!
Por que o FANTASMA entrou no ELEVADOR?
Pra ter Espírito ELEVADO!
Por que o FEIJÃO ficou TRISTE?
Por que foi Cozido na Panela DEPRESSÃO!
DOIS CAMINHÕES caíram no PENHASCO. Um Saiu Voando POR QUE?
Porque ERA CAMINHÃO-PIPA!
Por que a BANANA ficou em SEGUNDO LUGAR?
Porque era BANANA PRATA!

Fabio Campos, 27 de Abril de 2025.

Comentários