TEMPO, TEMPO, TEMPO...

Fábio Campos

Mais um ciclo está se fechando, o período de um ano. Nele tantas coisas acontecem. Numa rede social vi uma frase sobre o tempo, infelizmente não gravei, mas dizia filosoficamente, que o tempo é um mero espectador dos acontecimentos, e que enquanto existir vida, ele jamais se acabará.

“Origem da palavra tempo, vem do Latim, se deriva de “tempus” e “temporis” que significam a divisão da duração em instante, segundo, minuto, hora, dia, mês, ano etc. Os latinos usavam “aevum” para designar a maior duração o tempo. Fonte: etimologiadaspalavras.com.br”

O tempo na Bíblia. No capítulo 3 do livro de Eclesiastes há uma lista de atividades que tem o tempo como protagonista. Isso inclui: Nascer e morrer; plantar e colher; matar e curar; destruir e construir; chorar e sorrir; sofrer e se alegrar; abraçar e se conter; procurar e desistir; guardar e lançar fora; rasgar e costurar; calar e falar; amar e odiar; lutar e viver em paz. A lista é extensa e abrangente.

A humanidade e o tempo. Desde o mais tenro período da história, nós seres humanos, sempre buscamos uma forma de controlar, marcar, registrar os acontecimentos, ou seja, aquilo que ocorreu em determinado período de tempo. Os desenhos pintados nas cavernas é uma prova disso. Os livros, de registros, de viagens, os diários, as agendas, os Álbuns de fotografias, vídeos, filmes etc.

A nossa vida biológica por sua vez, é dividida em períodos de tempo: pré-natal, pós-natal; pré-infância; infância; pré-adolescência, adolescência; idade adulta, senilidade. Pra cada período desse procuramos registrar os eventos importantes ocorridos em cada um: nascimento, batismo, primeira comunhão, crisma, pré-escolar, escolar, ensino médio, início da juventude (festa de debutantes), aniversários, vestibulares, formatura, primeiro emprego, noivado, casamento etc. Não necessariamente nessa ordem. Acrescente-se a isso, as várias denominações que o ano adquire: ano civil; ano letivo, ano litúrgico, ano judicial, ano parlamentar; ano climático, ano esportivo, ano político, ano agrícola/pesqueiro/pecuário/extrativista, ano migratório etc. Dentro do ano civil se distribui o calendário de festas profanas e religiosas: carnaval, quaresma, festas juninas, natal e ano novo.

6 por 1 ou 4 por 3? O tema do momento, falado aos quatro ventos é a jornada de trabalho da classe trabalhadora brasileira. Está tramitando no Congresso Nacional uma PEC que poderá alterar o atual 6 por 1 (seis dias de trabalho para um de folga) para o 4 por 3 (quatro dias de trabalho para três de folga). O tema é polêmico, mas mundo à fora outros países já estão testando.

Algumas curiosidades da Língua Portuguesa. O símbolo do infinito, o número oito “deitado” tem nome, chama-se Leminiscata; O símbolo que chamamos de restegue na verdade, pode ser chamado de: Cerquilha, Antífen, Cardinal, Octropo, e na música Sustenido; a ponta reforçada do cadarço chama-se Aguilha; aquele lacre do pacote de pão integral chama-se: Amarrilho; o cheiro de chuva tem nome é: Petricor; o primeiro choro de uma criança ao nascer é chamado de: Vagido; na matemática o símbolo da divisão, o tracinho com um ponto em cima e outro em baixo tem nome: Óbelus. A última, essa achei o máximo: abrir um livro e cheirar suas páginas tem nome é: Bibliosoma.

Sobre o uso da CRASE: O correto é: BATER À PORTA; porque Bater na porta é o mesmo que esmurrá-la; e Bater a porta (sem crase) é fechá-la com força. O correto é: COMER À MESA; porque Comer na mesa, é comer em cima dela; e Comer a mesa (sem crase) é dar umas boas mordidas no móvel.

UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR.
PIADA DE QUÍMICO
Você sabe a Reação do Oxigênio e do Potássio?
-O.K!
-Sabe o que o Carbono disse quando foi preso?
-Tenho direito a quatro ligações!
-Acho que perdi um Elétron!
-Mesmo?
-Positivo!
-Por que o Nêutron entrou de graça na festa?
-Porque sua entrada não altera nada!
-Sabe qual o Elemento mais bem informado da Tabela Periódica?
-O Frâncio porque está sempre ao lado do Rádio!
-Sabe qual Elemento está sempre na sombra?
- O Índio, pois está sempre em baixo do Gálio!
Por que o professor de Física terminou com a professora de Biologia?
-Rolou uma Química entre eles!
JOÃOZINHO CHEGANDO A CASA COM O BOLETIM:
-Como está seu Boletim?
-Igual ao Polo Norte.
-Como assim?
-Abaixo de Zero!

Fabio Campos, 21 de Novembro de 2024.

Comentários