SEU ANTONIO, NÃO SOU EU NESSAS FOTOS!

Fábio Campos

Tenho por conta, a fotografia, como uma invenção das mais formidáveis dos últimos tempos. Pois tornou possível registrarmos desde o corriqueiro ao mais importante momento de nossa vida. Fotografo por hobby, desde os 17 anos. O que permitiu-me acumular, até agora pra mais de mil fotos postais. E outras tantas mil arquivada em CD. Com o advento da micro-computação, a máquina fotográfica adquiriu recursos imensuráveis. E mesmo aquelas mais obsoletas possibilitam ao bom profissional, uma atividade rentável.
1980- Fui a Juazeiro do Norte-CE.Achei interessante a criatividade dos retratistas de plantão lá no horto. Posicionavam o visitante pra foto, de modo que o padre Cícero, da estátua gigante, parecia estar com a mão na cabeça do romeiro fotografado.
1979- Era comum, encontrármos, nas festas da padroeira Senhora Santana, um fotógrafo num estande, onde ele improvisava uma tela panorâmica, um cavalinho de madeira e as vestimentas completa de um cawboy.Neste ano, na festa de São Pedro, Marcos filho de Seu Conrado e Sérgio Campos, meu irmão.Posaram pra uma dessas fotos.Marcos está de chapéu sentado no cavalinho e Sérgio de pé aponta-lhe o revólver de brinquedo. Era um monóclo.
1978- Precisamos de fotos pra documentos neste ano, pois chegamos a maioridade. Utilizamo-nos dos serviços do fotógrafo "Lambe-Lambe" que faziam ponto na porta da matriz de Senhora Santana dia de feira. A despeito do equipamento rudimentar. A foto de meu RG conserva até hoje a qualidade de então.
1977- O "Foto Fiel" Ficava ali na Rua Coronel Lucena Maranhão. Seu Antonio o proprietário, já velho, caducando, mal dava conta do recado. Confundia as entregas dos serviços.Tião jogador do Ipanema, precisando de umas fotos 3X4, fez com ele. E uma semana depois de tirar, foi lá buscar.Ao receber se espanta:
-Seu Antonio!Não sou eu nessas fotos!
-É sim.Só sobrou essas, as outra já entreguei tudo...
-Mas Seu Antonio. O cabra aqui é preto, gordo e tem um baita dum bigodão. Eu sou galego, magro e tenho a cara lisa! E mais, o cara está com a camisa do flamengo. Eu sou vascaíno!
-Não tem problema!A gente tira esse bigode,você fica magro e sai com a camisa do time que você quiser. Aqui quem manda é o freguês!Vamos senta aí...Vamos tirar outras.

Comentários