Uma ideia que eu nem bem sabia qual, levou-me a iniciar esta crônica. Daí, do nada, comecei a lembrar dessa música: “Quem foi que disse que amar é sofrer? Quem foi que disse que Deus é brasileiro? Que existe: “Ordem e Progresso”? Enquanto a zona corre solta no Congresso? Quem foi que disse que a justiça tarda mais não falha? Que se eu não for um bom menino, Deus vai castigar? Os dias passam lentos. Aos meses seguem os aumentos. Cada dia eu levo um tiro, que sai pela culatra. Eu não sou ministro. Eu não sou magnata! Eu sou do povo, eu sou um Zé Ninguém! Aqui embaixo as leis são diferentes! Quem foi que disse que os homens nascem iguais? Quem foi que disse que dinheiro, não traz felicidade? Se tudo aqui acaba em samba. No país da corda bamba, querem me derrubar! Quem foi que disse que os homens não podem chorar? Quem foi que disse que a vida começa aos quarenta? A minha acabou faz tempo, agora eu entendo porque... Sugerido por Deckdisc By Banda: Biquini Cavadão [1991].
A ideia porém ainda não é essa. Mas a gente chega lá. Na verdade, o cerne seria: O que faz uma determinada frase se destacar, tomar proporções, às vezes muito além de seu autor? Ao ponto de tornar-se, ou não, relevantes. Ao ponto, de marcar vidas, gerações. Um exemplo clássico é a frase: “Escrever um livro, plantar uma árvore, ter um filho, 3 coisas que devíamos fazer antes de morrer.” Só hoje [aqui no Google!] descobri que a mesma, pertence a um poeta cubano chamado José Martí. Nem sei se ele fez o que disse. E que tal se ela [a frase], não precisasse ser necessariamente nessa ordem? Poderia ser: Ter uma árvore, plantar um livro, escrever um filho.
E esta outra: “Não concordo com nada do que dizes, porém defenderei, até a morte o direito de dizê-lo.” Atribuída ao filósofo francês Voltaire, que jamais teria dito tal frase. Mas sua biógrafa, a escritora inglesa, Evelyn Beatrice Hall. Leia mais no site: super.abril.com.br/8-frases-iconicas-que-nunca-foram-ditas.
Ainda com a frase do José Martí ecoando nos ouvidos, pesquisei sobre o termo livro. “A palavra livro tem origem no Latim. Vem de “Liber”, que era o nome dado à membrana que existe debaixo da casca das árvores. Uma espécie de papel primitivo era feito com essa membrana. O nome usado no inglês, “book” também tem a ver com a árvore. Depois deste texto, compreendi melhor, um a aula de botânica, de quando fiz Biologia em 2006. Descobri também que um livro para ser considerado livro, tem que ter no mínimo 48 páginas. Vivendo, aprendendo.
Outro texto incrível, que recomendo, é do lusitano Marcos Neves. Um verdadeiro tratado sobre o termo “Livro”. Faço questão de transcrever um trecho: “Livro em português; “Libro” em castelhano, “llibre” em Catalão; “Livre” em francês; “Libro” em italiano. Já os romenos chamam livro de “Carte”. “Liber” vem da raiz latina proto-indo-europeu [há mais de 5000 anos], que vem de “Lewb”, que além de “descascar” [árvore] significa também “Amar”. Daí nasceu a palavra “Love” em inglês. Fonte site: certaspalavras.pt
E SE, O QUE VOCÊ DISSE, NÃO ERA BEM AQUILO QUE QUERIA DIZER? A exclusão de uma letra, é suficiente para causar um desastre enorme. Imagine que morreu alguém a quem você tinha consideração. E consternado externa suas condolências, nas redes sociais, nestes termos: “SENTIMENTO A FAMÍLIA ENLATADA!” “UM DESCASO ETERNO.”. Ou assim: “Menha namorada mi traio com meo premo. O qui fasso Presiso de judas! Aí o amigo respondeu: “Você não precisa de Judas! Já foi traído pela namorada. Precisa ir pra escola!”
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR:
DOIS VELHINHOS CONVERSAVAM
-Ontem 5 mulheres me convidaram pra sair.
-Que legal! Como foi isso?
-Fui num bar, entrei no banheiro errado.
ENQUANTO ISSO NA PANDEMIA
“Virei uma mistura de PILATOS, ZORRO E ZECA PAGODINHO: Lavo as mãos; uso máscara e não economizo no álcool."
BODE GAIATO
“-PAINHO O QUAL É O PAPEL DO HOMEM?
-TRABALHAR DURO, BOTAR COMIDA EM CASA. MANDAR NA CASA!
-APOIS QUANDO EU CRESCER QUERO SER HOMEM, QUE NEM MÃINHA.”
“AÍ TU FAZ O ENEM PRA MEDICINA. E NO 1º DIA DO SISU...TUA NOTA SÓ DÁ PRA DESENTUPIDOR DE FOSSA!”
“QUANDO EU ERA CRIANÇA, NÃO ENTENDIA PORQUE EU PEDIA 2 REAIS A UM ADULTO, E ELE DIZIA QUE NÃO TINHA. HOJE ENTENDO.”
FABIO CAMPOS, 06 de Fevereiro de 2021.
Comentários