Elas estão ficando cada vez mais escassas. Refiro-me as propagandas, nas emissoras de tevê. Depois do governo federal, restam as instituições financeiras e os laboratórios de medicamentos. Um suplemento alimentar de nome bem sugestivo chamou-nos atenção. A mente “engoliu”, a memória ruminou, ruminou. Finalmente buscamos auxílio na “ilha da fantasia” da internet: O Google.com.br
“Você sabe o que é “ORA-POR-NOBIS? Caso tenha participado do Festival Gastronômico de Tiradentes, cidade colonial do interior de Minas Gerais, provavelmente você conhece esta hortaliça. Ora-pro-nobis (Pereskia aculeata). As vezes lembrada como “Trepadeira-limão” ou “Groselha-de-barbados”, é um vegetal generoso, e permite o uso culinário de várias de suas partes. Em terras mineiras a parte mais apreciada são as folhas. É habitual comê-las refogadas ou cruas. Acompanham ou compõem os pratos principais: Frango com ora-pro-nobis; pão de ora-pro-nobis; Picadinho de ora-pro-nobis com jiló, omelete. O fruto, pro sua vez, é ácido como a groselha. Trata-se de uma erva originária do continente americano, nasce em forma de trepadeira, e possui muitos espinhos. Pode ser usada como cerca viva ou planta ornamental. Possui flores brancas, pequenas e perfumada, que impressiona pela beleza. Ocorrem por apenas um dia no ano, entre janeiro e abril. Os frutos amarelos e redondos ocorrem de junho a julho.
PROPRIEDADES NUTRICIONAIS: Pesquisas indicam que o alimento possui alto teor de proteína vegetal bruta, cuja digestibilidade e biodisponibilidade ainda não foram determinados. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), classifica a hortaliça como fonte de vitamina C, Manganês e Cálcio. Trabalho de doutorado da Universidade Federal de Lavras confirmou os benefícios mencionados acima. Fonte: saberhortifruti.com.br”
ORA PRO NOBIS: ETIMOLOGIA: Locução latina (Do Latim) que significa “Ora por nós”; expressão com que os fiéis católicos pedem a intercessão da Virgem Maria ou dos santos nas suas orações.
AGNUS DEI: Como uma coisa puxa outra. Lembrei-me de quando pequeno, encontrei numa caixinha porta-jóias de minha mãe, uma medalha com essa inscrição, e fiquei repetindo a frase, a alto e bom som. Até ser, por ela, chamado a atenção. Nunca perguntei, o porquê da advertência. Até O Google dar-me a resposta:
“Agnus Dei significa “Cordeiro de Deus” É expressão do Latim, muito utilizada pelos cristãos para fazer referência a Jesus Cristo, após ter sido sacrificado na cruz. Também é um sacramental da igreja católica, uma espécie de medalha pendurada numa correntinha. Costuma ter formato oval e é moldado com uma cera benta. Estes sacramentais têm a função de contribuir para a santificação da pessoa que o usa.
QUAL É O CORRETO? DIZER: alevantar ou levantar; arrebentar ou rebentar; ajuntar ou juntar; amostrar ou mostrar; arrecuar ou recuar; assoprar ou soprar; ateimar ou teimar. Todas as formas acima são sinônimas. Variantes formadas pela adjunção do prefixo “a”, sem qualquer alteração do sentido. Fonte: dicionariopriberam.org
UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
BODE GAIATO
NO TEMPO DE NAMORO:
-ÔI MEU GATINHO!
-ÔI MINHA COELHINHA!
DEPOIS DE CASADOS:
-Ô VÉIO PÔICO SEBOSO...
-Ô VÉIA JUMENTA, FIA DUMA ÉGUA!
ESSA COMIDA TÁ SEM SAL!
-COMÉ A ISTÓRA? [Com um Porrete na Mão]
-ESTÁ SEM-SAL-CIONAL!
EU SÓ SEI QUE EU TENHO MIL MOTIVOS PRA SORRIR!
POR ISSO EU SURRO! SÔRREIO? SÔRRO?
SEI LÁ! EU ME RIO, MERMO...
AÍ JUNIN CONVERSANDO COM A NAMORADA PELO WATHSAPP:
-VOCÊ TEM TATOO?
-TENHO.
-ONDE?
-NAS COXAS.
MANDE UMA FOTO!
AÍ A NAMORADA MANDA UMA FOTO COM UM TATU-PEBA, NO COLO.
Fabio Campos, 21 de Setembro de 2021.
Comentários