Ao iniciar esta crônica por acaso, lembrei-me do baiano, saudoso escritor, João Ubaldo Ribeiro(1941-2014). Ao lhe perguntarem se criava primeiro o título e depois a obra, respondeu que alternava, algumas vezes vinha o título depois à obra, bem como podia vir à obra e depois o título. O mesmo ocorre-me.
Pra início de conversa. Tem momentos de nossa vida que jamais esqueceremos: A primeira comunhão, o primeiro dia de aula, a comemoração de um aniversário, a crisma, uma formatura, o casamento etc. Mas alguns acontecimentos que não ocorreram exatamente conosco, no entanto marcaram, e muito, a cada um de nós. Daí o título, onde você estava quando: A televisão anunciou a morte de Tancredo Neves, o acidente que vitimou Ulisses Guimarães, ou Eduardo Campos, a morte de Airton Senna, o ataque terrorista as torres gêmeas nos Estados Unidos?
Ainda mais marcante ficaram, quando era data comemorativa. Airton Senna, por exemplo, morreu no dia primeiro de maio dia internacional do trabalhador (1º de maio de 1994 –Ímola-Itália), na ocasião caiu num dia de domingo. O feriado é vivido por muitos países como Brasil, Portugal, França, Rússia e Argentina. Tancredo Neves também faleceu num domingo (21 de abril de 1985) feriado nacional dia de Tiradentes.
Ministro Moro e o Latim. Acabei de ver, e vamos incluir na nossa crônica. Algo sobre o que publicou a pouco o site revistaforum.com.br: “O ministro da justiça Sergio Moro tuitou na manhã deste domingo (23) frase do filósofo grego Horácio, em Latim: “Partirunt montes, nascetur ridiculus mus”. Tradução: “A montanha pariu um ridículo rato.” Segundo o site diz que “a frase contextualizada pelo escritor francês Jean de La Fontaine ironiza o estardalhaço feito em cima de algo pequeno.
Este texto evocou-me de “mus” rato em latim, o “Mustela putorius” o “Furão” tão famoso no momento futebolístico do ‘Fantástico’ da rede Globo de televisão.
Palavras da língua Africana, descobri do professor Sergio Nogueira (site g1.com.br) de uma pesquisa anterior o significado de algumas palavras vinda do estrangeiro:
BENGUELA ou BANGUELA: Cidade litorânea de Angola. No passado os habitantes tinham o costume de serrar os dentes.
QUENGA: tacho feito da metade de um coco, quengo de um coco sem polpa."
Afinal, por que em alguns nomes de firma se coloca uma letra “&" para designar duas ou mais firmas, que se uniram. Vejam só, descobri o óbvio: O “&” na verdade
é a letra “E”, só que escrito em Latim que se aglutinam em duas letras (E e T ) ficam com aparência da letra 'esse' invertida.
Desde a infância convivi com nomes de firma que se intitulavam “LTDA”. Ainda criança descobri que LTDA era a abreviatura de “LIMITADA”, que praticamente caiu em desuso. Atualmente encontramos muitos pontos comerciais com ‘ME’, ao lado do nome de fantasia, ao que sabemos significar: Micro Empresa.
Pra encerrar. Piadas de flagrantes da vida real. Da revista Seleções de hoje. Obrigado pela permissão.
Uma placa numa igreja avisava:
“Ame seus inimigos. Afinal foi você quem os fez!”
“Nas nossas bodas de prata meu marido mandou-me para meu trabalho 25 rosas amarelas. Juntei e guardei as pétalas. Nas nossas bodas de ouro espalhei sobre a cama. Vesti uma camisola sexy. Ao entrar no quarto ouvi o maridão perguntar:
- O que é isso, batata chips?”
“Fui a um almoço na casa de uma amiga. E pedi ao meu filho que lavasse as mãos. Depois de algum tempo ele vem e me pergunta:
-É pra lavar os dedos também?”
“Um Incômodo: O marido reclama:
-Esta aliança está impedindo a minha circulação!
E a mulher argumenta:
-Ótimo. É exatamente isso que deve fazer."
FELIZ SÃO JOÃO PRA TODOS!
Fabio Campos, 23 de junho de 2019.
Comentários