As recentes publicações nas redes sociais, uma vez que não pudemos vivenciar este ano, priorizaram as memórias de carnavais do passado. A secretaria municipal de Educação, Cultura e Turismo de nosso município, ensejando o período, entrou no clima. Promoveu na última terça-feira, uma Live com o tema: “Os Carnavais Santanenses.” O caro confrade João Neto Félix, no blog: apensocomgrifo.com (recomendo a leitura) do qual é detentor, publicou notória crônica carnavalesca, do santanense Silvio Nascimento Melo.
Esses eventos, evocou-me uma poesia que compus com o título: “DE OUTROS CARNAVAIS”, que encontra-se publicada aqui, no portal Maltanet.com.br na pasta de arquivo: “LITERATURA”, no link: “POEMAS”. Datada de 15 de fevereiro de 2009. E que se inicia com esses versos: “Outro dia vi no Portal/ Tempos que ficou pra trás/ Recordou velhas canções/ De blocos e foliões/ De antigos carnavais/ Rememorizando agora/ Revejo tempos de outrora/ Do velho Mané Morais...
Nesta minha composição poética são citados quase todos os blocos de carnavais, de Santana do Ipanema, do passado décadas de 60, 70, 80, 90. Entre estes o bloco da S.U.A.T. que foi uma criação bem-humorada, aludida ao seriado americano SWAT [recentemente reeditado]. À época o saudoso cantor e compositor Nelson Gonçalves gravou uma marchinha de carnaval nestes termos: “ [Luca! Tê Jota!] Antes que ela me mate/ eu vou chamar a SWAT!/ Vou sair pra tomar/ Um goró lá no bar/ Ela bloqueia quer me segurar/ O meu bloco me espera/ Não posso perder/ Swat vem me socorrer [1978]”
QUAL A DIFERENÇA ENTRE: ABREVIATURA, ABREVIAÇÃO e SIGLA? Parecem coisas tão óbvias, tão distintas. Vamos resumir o que a professora Luana Castro, graduada em Letras, publicou no site escolakids.uol.br
“ABREVIATURA: Redução de palavras a algumas letras ou sílabas. O objetivo é economizar espaço e tempo ao representar uma palavra. Exemplos: Janeiro = jan; Maio = Maio (não admite abreviar); Dezembro = Dez; RS = Rio Grande do Sul. ABREVIAÇÃO: Redução ou omissão fonética de parte da palavra, um conceito de economia linguística. Exemplos: Fotografia = Foto; Motocicleta = Moto; Quilograma = Quilo; Cinema = Cine. SIGLA: É um tipo de abreviatura, formada pelas letras iniciais de algumas palavras. Exemplos: Organização das Nações Unidas = ONU [não se acrescenta um ponto entre cada letra]; Academia Brasileira de Letras = ABL; Light Amplification Stimuled Emission of Rdiation = LASER" [Com “Z”: LAZER é sinônimo de diversão, entretenimento].
ETC, NYLON, COVID, SAMU, SÃO O QUE MESMO?
ETC, abreviatura de termo do Latim “Et Ceatéra” que significa em português “E outras coisas mais”; NYLON os criadores dessa fibra, decidiram juntar as inicias de New York, com as três primeiras letras de “London” [Londres em inglês] cidades originárias dos inventores, é portanto uma sigla; COVID-19 também é uma sigla, e vem de “Coronavirus disease 2019"; SAMU-192: Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mantido pelos governos: estaduais, municipais e federal, o número é o telefone para onde deve-se ligar.
ACRÔNIMO E ACRÓSTICO qual a diferença?
O ACRÔNIMO é uma sigla que acabou “virando” uma palavra de uso frequente num determinado idioma, ou língua. Por exemplo: NASA, COVID, IBAMA. Diferente de INSS, FGTS, BNH, que pronunciamos letra por letra. O ACRÓSTICO: É uma composição poética, em que cada letra inicial de cada verso, juntas formam uma palavra na vertical. Peguemos como exemplo uma homenagem que o poeta Francisco de Assis Farias (Tamanquinho) fez a sua mãe ARISTHEA VIEIRA FARIAS, aqui no Portal [16/10/2011]no Arquivo: LITERATURA, Link: POESIA: "Amor e ingenuidade/ Razão da sua existência/ Isso diuturnamente/ Sorriso nunca faltou/ Tudo que nos encantou/ Humor, rima e trova/ Esta será sua marca/ A Deus se colocou a prova.[...]"
Ganhei de um amigo, e desde então, carrego no pescoço, a medalha de São Bento. É repleta de letras, em ambos lados, e cada uma tem seu significado: Frente: “Porque se uniu a mim eu o livrarei e o protegerei.” Verso: em sentido horário, as letras: V.R.S.N.S.M.V.S.M.Q.L.I.V.B.” são as iniciais dos seguintes versos desta oração: “Vade retro Satana; nunquam suade mihi vana: Sunt mala quae libas; ipse venena bibas.” em Latim. Tradução para o português: “Retira-te Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs, é mau o que tu me ofereces: bebe tu mesmo teus venenos.” Nos quatro lados da cruz: “CRUX SACRA/ SIT MIHI LUX/ NON DRACO/ SIT MIHI DUX" também do Latim, significa: “CRUZ SAGRADA/SEJA MINHA LUZ/ NÃO SEJA O DRAGÃO/O MEU GUIA” Nas quatro hastes da cruz as letras: C.S.P.B: Crux Sancti Patris Benedict, significa: Cruz Sagrada do Padre Bento”.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR:
Meu neto Thômas de 10 anos:
-Vô! Um “meme” da política. Dois caras, um capitalista e um socialista conversavam:
-Nossa! É o Capitalismo, o melhor sistema!
-Nosso! É o Socialismo.
Sabe o que deu fusão das Revistas: VEJA, ISTOÉ e EXAME?
-REVISTA VÉXAME!
Dois “nóias” conversavam:
-Tu curte TIM MAIA?
-Claro! TIM MAIA, TIM INCA, TIM ASTECA!
BODE GAIATO, NAMORANDO:
-Tu faz o que da vida?
-Sou traficante de órgãos.
-Vixe! Tu num tem coração não?
-Isso foi uma crítica, ou uma encomenda?
Fabio Campos, 20 de Fevereiro de 2021.
Comentários