MUITO CUIDADO COM O CHICO. E COM O EDUARDO TAMBÉM...

Fábio Campos


E tem aquela piada que diz; "...um dia você será contemplado." Por onde andava, na escola, no família, no programa de rádio, nos grupos de oração sempre havia alguém que tinha sido atacado pelo Aedes epypti. E também fui. Daí nasceu a curiosidade: donde vinham esses nomes?

“O Zika vírus foi isolado pela primeira vez a partir de um macaco Rhesus (Macaca mulata) da floresta Zika em Uganda [África]. Em meados da década de 40, e em humanos ele foi isolado no final dos anos 60 na Nigéria. Desde então, o vírus se espalhou para várias partes do continente africano, além de chegar até a Europa, Ásia e Oceania. Fonte: megacurioso.com.br”

“Chicungunha é um aportuguesamento de chikungunya, o nome da doença na língua maconde, um dos idiomas oficiais da Tanzânia, onde foi documentada a primeira epidemia da doença em 1953. O termo provém da raiz verbal kungunnyala, e significa “tornar-se dobrado ou contorcido”, em referência à aparência à aparência curvada dos pacientes, motivada pelas intensas dores articulares e musculares, características da doença. Em Angola (África) a doença é popularmente conhecida por catolotolo, palavra proveniente do quimbundo katolotolu, derivação do verbo kutolojoka (“ficar quebrado”). Fonte: facebook.com.br

Comumente se usa o termo ‘vetor’ para designar o agente transmissor, que difere do agente causador, o ‘pivô’ da doença. Portanto vejamos o significado de cada termo
“Vetor: Latim vector - oris, o que transporta (substantivo masculino); 1- segmento de reta orientado em que se distingue uma origem e uma extremidade; 2- grandeza física; 3- Medicina; artrópode que transmite o germe de uma doença (bactéria, vírus ou protozoário) de um indivíduo doente para um indivíduo são.

Pivô: do francês: pivot substantivo masculino, medicina haste cilíndrica destinada a suportar coroas nas raízes ou incrustações dos dentes; agente principal; base sustentáculo. Fonte dicionário Priberam.pt”

Doenças epidêmicas sempre foi motivo de polêmica. O próprio personagem Jeca Tatu [1918]do escritor Monteiro Lobato, protagonizou uma doença comum no Brasil da época, o Amarelão.

Origem da palavra vacina. “Em 1796 a Europa foi assolada por uma epidemia de varíola. O inglês Edward Jenner reparou que as mulheres que ordenhavam as vacas não contraiam a varíola, descobriu que sua imunidade devia-se a infecção não perigosa com cowpox ( palavra em Latim para esse animal, cow: vacca; pox pústula). Esse método de imunização é chamado de vacina até hoje. Wikipedia.org.br”

O último dia 20 a igreja dedica ao glorioso São Sebastião. Padroeiro da cidade de Poço das Trincheiras, do povoado Areia Branca, também da cidade do Rio de Janeiro. Num dos seus hinos há um verso diz: “Livrai-nos da peste São Sebastião”

A peste negra foi uma pandemia ocorrida na Europa do XIV que matou mais de 75 milhões de pessoas (um terço da população) causada pela bactéria Yersinia pestis transmitida pela pulga Xenopsylla cheopis que parasitam o rato preto (Rattus rattus) hoje raro. Mais agressivo que o rato cinzento (Rattus novergicus).

Chega de falar de doenças. A rede Globo de televisão esbanjou em criatividade nas chamadas pro carnaval deste ano. Usou e abusou do recurso linguístico trocadilho, aliado ao recurso visual. Mostra imagens mundo afora e depois compara com o carnaval carioca no sambódromo da Sapucaí.

“O Bloco na Rua, no Chile: Aí a imagem mostra homens assentando blocos de concreto. O trio elétrico no México, três homens atrepados numa torre de alta tensão. Comissão de frente na China, um pelotão de soldados em marcha, etc etc. E a chamada é fechada dizendo que não tem carnaval no mundo melhor que o do Brasil.

Piadas.
Surgiu o boato que a Friboi era do filho do ex-presidente Lula. Aí o deputado Tiririca disse:
-Meus amigos! Se vocês votarem em mim pra presidente prometo que meu filho abre a FRIBODE.

Enquanto isso: Duas sertanejas conversavam:
-Mulher passei 5 dias de cama, todo dolorida, não conseguia nem abrir os olhos. Duma pisa que Chico Cunha me deu...
Um policial ia passando ouviu aquilo e:
-Minha senhora sabia que isso dá cadeia? Lei Maria da Penha! Como é que a senhora ainda vive com um cara que lhe bate desse jeito!
-Quem disse que foi um homem. Chico Cunha não é um mosquito?
-É. E deve ser primo de Eduardo Cunha...

Fabio Campos. 23 de janeiro de 2016

Comentários