Nossa crônica, apesar do título, não tem a pretensão de enaltecer, a data da emancipação política de nosso município, Santana do Ipanema, comemorada na data de hoje. Deixemos aos cronistas historiadores esse encargo. Busquemos pois, o significado dos termos.
SIGNIFICADO DE EMANCIPAÇÃO “Substantivo feminino: Ação de ser ou de se tornar independente, livre, independência. Qualquer tipo de libertação; alforria, emancipação de escravos. Emancipação de menores: Ação de deixar de estar sob a tutela dos pais. Ação ou efeito de emancipar, tornar-se livre. Fonte: dicio.com.br”
ETIMOLOGIA DE EMANCIPAR “Vem do Latim “emancipare, formado pelo prefixo “e” por “ex” compreendendo a ideia de remover ou tirar, e o verbo “mancipare” que refere-se a ‘enviar’, ‘vender’, ou ‘transferir’. Associado a “mancipum”. Procedendo de “manus” traduzido explicitamente de “mão”, combinado com o verbo “capere”, na raiz hindu-europeia “captar”. Interpretado como enviar, no sentido de tirar do proprietário. Fonte: etimologiadapalavra.com.br”
COMENTÁRIO NOSSO: este monte de palavras sobre o termo: Emancipar e emancipação. Considerando que vem de algo em que prevalece a origem do vocábulo: “mão”. Melhor seria o uso da expressão “Liberdade” Política, para algum lugar. Como em “Libertas Quae Sera Tamen” uma poesia que fiz em 1978, sobre o martírio do inconfidente mineiro Tiradentes. Publicada no meu blog [fabiosoarescampos.blospot.com], e que já é recorde de acesso.
O CERTO É: A COSTA OU AS COSTAS? “O vocábulo costas refere-se a parte detrás do tronco humano, ou a parte detrás de animais e objetos. Só usado no plural. Assim todas as palavras que se ligam a esse substantivo (artigos, adjetivos, pronomes adjetivos, numerais adjetivos e particípios) devem concordar com ele em gênero e número. Exemplo: O criminoso levou dois tiros nas costas; Suas costas estão sujas de tinta. Costa no singular, é a área, a faixa de terra, próximo ao mar, o litoral. Fonte: dicas diárias de português/Facebook”
OUTROS MODOS DE USAR O TERMO COSTAS
“INFELIZ DAS COSTAS OCA Este termo, bastante usado na região nordeste do Brasil, referia-se no passado a pessoa que tinha tuberculose, e os pulmões danificado pela doença. Com o passar do tempo tornou-se um insulto ou ofensa, para referir-se a alguém mal ou ruim. Atualmente é mais usada por zoar alguém. Fonte:dicionário.com.br”
“No sentido conotativo (ou figurativo) há várias acepções para o termos “Costas”:
“AS COSTAS QUENTES: refere-se a pessoa que goza de prestígio junto a pessoas influentes e poderosas que as protegem. Termo geralmente associado a corrupção e impunidade. COSTAS LARGAS: Refere-se a pessoas que suportam encargos ou responsabilidades. Ver ou falar PELAS COSTAS: Boatos sobre determinadas pessoas que não seja em sua presença, evitar contato. Carregar NAS COSTAS: Realizar sozinho tarefa que caberia a um determinado grupo. Pano DAS COSTAS: vestes, indumentárias dos orixás do candomblé. Dar com as COSTAS N’ÁGUA: tombo, queda que cause algum tipo de prejuízo. Fonte: Google.com.br”
UMA CURIOSIDADE: Interessante, é ver que às costas humanas é palavra no plural. Apesar de só termos cada um de nós, uma. Já as nádegas são duas, e apelidamos de bunda, palavra no singular.
E O TERMO: “VADE-RETRO” O QUE SIGNIFICA? “Interjeição. Expressão de repugnância; indica que alguém quer afastar-se de algo ruim. Etimologia: Do Latim: “Vade” imperativo do verbo “ir”; “retro” “para trás”. Da expressão latina: “Vade retro satanas!” Aportuguesada: “Vade retro Satanás!” Fonte: dicio.com.br”
O QUE É CRUSH? Eu, e a galera dos “entas”: quarenta, cinquenta, sessenta, setenta anos, diria: “Ora! E não era o nome de um refrigerante?” Era! No passado, mas hoje, vejam o significado do termo: “Ter um “Crush” significa estar interessado por alguém, ter uma queda, ou possuir um sentimento de afeição por essa pessoa. Há quem defina a palavra como um “Amor não correspondido” ou “Um amor platônico”, atualmente refere-se mais a “um certo interesse” por alguém. Fonte: wizard/idiomas”
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR:
SOBRE FEIÚRA
-Mãe eu sou feio?
-Ora! Pergunte pra sua namorada.
-Mas eu não tenho namorada!
-Então, já sabe a resposta.
AINDA ESSE TEMA:
“Ninguém é tão bonito como no Instagram, nem tão feio como na Carteira de Identidade.”
CADA DOIDO COM SUA MANIA
“Vocês já perceberam que na sigla “Pq”. O “P” beija as costas do “q”? Ou sou eu que sou retardado!”
TRISTE NOTÍCIA PELO WATSAPP
“-Oi Mô!
-Oi?
-Adivinha?
-O quê?
-Tô grávida! Menino ou menina? O que você queria?
-Que fosse mentira.
SUCESSO FINANCEIRO
Aí me disseram: Trabalhe até os números da sua conta bancária, parecerem um número de telefone!
E não é que eu consegui! R$ 1,90. [190: Polícia Militar]
Fabio Campos, 24 de Abril de 2021.
PARABÉNS SANTANA DO IPANEMA, PELOS 146 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA!
Comentários