Esta é uma crônica sobre nomes e sobrenomes. O trocadilho aqui foi inevitável. Inicialmente pensei em falar exclusivamente sobre o mês de janeiro. Aí pensei, não estaria sendo repetitivo? Afinal, desde que começou o ano, sempre o mesmo assunto. Lembro porém, que calendário é tão consultado, a cada início de ano. É natural que queiramos ver em que período vai ocorrer o carnaval. Feriados? Quantos teremos, e em que dias da semana cairão.
Os nomes dos meses, exploramos, em crônica anterior. Sabemos que são homenagens a deuses mitológicos e imperadores romanos. Mas, e se os homenageados fosse gente do povo? Como ficariam os nomes dos meses do ano? Januário, Ferdinando, Marcos, Albino, Mário, Junior, Júlio, Augusto, Severino, Otávio, Noberto, Desidério. Ora, Senhor cronista! Não seja assim tão machista. Nenhum nome feminino consta de sua lista?
Não seja por isso: Januária, Fernandina, Márcia, Alba, Malu, Joana, Julieta, Augusta, Setembrina, Otília, Noélia, Divina. Os nomes realmente muito dizem sobre nós. Tanto que Nosso Senhor Jesus Cristo quis mudar, os dos seus apóstolos. Um dia desses verifico o real significado disto.
O próprio Deus nosso Pai, também tem nome: Javé. “O nome Javé tem origem do hebraico “Yahveh ou “Yehovah”, que na bíblia sagrada foi traduzido para o Latim na forma do tetragrama YHVH. O significado mais aceito para o nome, de acordo com alguns pesquisadores seria “Eu sou aquele que sou” ou “Aquele que traz à existência tudo que existe.” Fonte: dicionariodenomesproprios.com.br”
Com relação ao nome de João Batista, o precursor de Jesus Cristo, “Aquele que veio preparar os caminhos para a vinda do Senhor”. De acordo com o que dito nos evangelhos [Lucas 1: 59,64], João, não poderia receber este nome. Isso porque no judaísmo, o varão nascido em determinada família deveria, obrigatoriamente, receber o nome do pai, ou de um parente daquela família, ou linhagem. Na verdade, João é nome, e Batista apelido. Isso porque batizava, em nome do Senhor.
Um dia, lá na adolescência, escrevi uma poesia sacra, usando apenas nomes e sobrenomes. Baseada no Evangelho de Jesus Cristo, em narrações de São Mateus, Jesus no Horto das oliveiras [26: 30,32]; e São Lucas [2:14 ]“Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens de boa vontade.”. Esta de cá, é citação do anjo do Senhor, por ocasião do nascimento do menino Jesus, lá em Belém. Ficou mais ou menos assim: Título: Nos Montes das Oliveiras [ou Nomes e Sobrenomes]: Luz, Clara da Aurora; Luzia, Orlando as Oliveiras; Rezende, Cristo à Deus, Pai, Emanuel Messias. Amaro das Dores no Coração, dos Anjos [Junior] e da Cruz. Glória a [João de] Deus no [mais] Altos, [Adauto] Arautos do Céu; e Paz Raimundo aos Faustos Lisboa [vontade].09/11/1978.
E tem os nomes híbridos, àqueles que servem tanto pra homens quanto para mulheres. Lembrei de alguns que conheço desde infância. Outros foi pesquisa mesmo: Renan, Adail, Renê, Cecil, Darcy, Jaci, Diomar, Dominic, Santana, Eliomar, Elimar, Risomar, Jocimar, Joan.
Há casos esdrúxulos, contados na mídia a respeito do registro do nome de nascimento. No aplicativo Instagram, essa semana vi um caso, do meio jurídico. Caso este, em que uma audiência deixou de ocorrer, simplesmente porque um dos convocados, o senhor ULTON, não compareceu. Senhor ULTON, assim chamado, em alto e bom som, pelo juiz, na verdade se tratava do senhor Wellington! Ali presente, o tempo inteiro.
Outro que jamais esqueço, o do nome do cartunista Millor Fernandes. Cujo tabelião na hora de registrar não considerou um simples traço “cortando” a segunda letra [L] “éle”, na verdade uma letra [T] “tê”; e que a última letra não era um [R] “érre”, e sim um [N] “êne”. O nome do cara era pra ser Milton.
1-Sônia Maria Vieira Gonçalves; 2- Nivaldo Lima; 3- Jorge Mário Bergoglio; 4- Gabriel Barbosa Almeida; 5- Mirosmar José; 6- Larissa de Macedo Machado. Você saberia dizer a quem pertence esses nomes de batismo? Se sim, Ok! Se não. Eis: 1- atriz Susana Vieira; 2- cantor Gustavo Lima; 3- Papa Francisco; 4- jogador de futebol Gabigol; 5 – cantor Zezé de Camargo; 6- cantora Anitta.
Teve um nome que na infância tentei, tentei aprender por achar maneiro, essa de agregar tantos nomes em um só. O nome do príncipe regente do Brasil império: Dom Pedro I. Era: Pedro de Alcântara Francisco Antônio João Carlos Xavier de Paula Miguel Rafael Joaquim José Gonzaga Pascoal Cipriano Serafim de Bragança e Bourbon.
Coisas que só acontecem no mês de janeiro: No primeiro dia do ano, dia Mundial de Ação de Graças; A Epifania do Senhor; as Festas de Santo Reis; As trovoadas; a expectativa de que o novo ano seja melhor do que o ano que passou; a oportunidade de um novo recomeço; a oportunidade, que damos a nós mesmos, de renovar as esperança, de dias melhores; independente de qualquer coisa que esteja ocorrendo no mundo: guerras, governos, queimadas, previsões climáticas catastróficas; para mim este sempre será especial, o mês em que minha mãe [se entre nós estivesse] completaria idade nova; possibilidade de férias para quem estuda, ou tem um trabalho relacionado com a educação ou serviço público; dia 20 festa de São Sebastião.
UM POUCO DE HUMOR PRA ENCERRAR
NOMES ESQUISITOS [ mas que existem de verdade]
Jacinto Pinto Aquino Rêgo
Guiomar Mota
Mimaré Índio Brazileiro de Campos
Natal Carnaval
TROCADILHO COM NOMES DE FAMOSOS
Eu queria ser Ator, a PATRÍCIA POETA!
Eu bebo Vinho Tinto, a DÉBORA SECCO!
Eu Viajei Ano Passado, a MARJORIE ESTIANO!
O NOME DE ÍNDIO
O jovem índio vai ao Cartório, quer trocar de Nome.
O Tabelião pergunta:
-Qual é o seu Nome?
-Grande-Índio-Que-Manda-Mensagem-de-Fumaça-Daqui-do-Vale-Pro-Outro–Lado-Da Montanha.
-E como você quer se chamar?
-E-Mail.
Fabio Campos, 19 de Janeiro de 2025.
Comentários