Dedico esta crônica a professora Nicaula Abreu Wanderley de Souza, esposa do meu amigo Cícero de Quincas lá de Senador Rui Palmeira.
Dona Amância pra quem ainda não conhece era minha avó materna, morava em Olho D’água das Flores. Teve só três filhos, Maura, Dineusa (minha mãe) e Dorival Bezerra, ex-prefeito daquela cidade. O que vamos contar aconteceu no auge dos fenômenos artístico denominados êi-êi-êi e Jovem Guarda. Época em que era moda usar medalhões pendurados no pescoço, cintos de fivela larga, calça jeans apertada e boca de sino, blusas com desenhos psicodélicos e cabelo grande. Os quatro de Liverpool, da banda Os Beatles, tornara-se sucesso mundial, e apesar de comportadinhos na forma de vestir-se, usavam imensas cabeleiras e todos queriam imitar.
No nosso sertão de cabra macho, os únicos que usaram cabelo grande, e ninguém teve coragem de criticar, pelo menos em suas presenças, foi Lampião e seus cangaceiros. Porque os demais até Luiz Gonzaga, tirou uma onda e cantou:
“Cabra do cabelo grande
Cinturinha de pilão
Cabra com esse jeitinho
No sertão do meu “padrinho”
Cabeludo tem vez não, não
Cabeludo tem vez não”
Pois bem, os cantores brasileiros logo aderiram à moda, Roberto e Erásmo Carlos, Ronnie Von, Jerry Adriani, Wanderley Cardoso, Márcio Greyke e muitos outros, usavam cabelo grande. As revistas de fofocas do meio artístico e de fotonovelas: Contigo, Sétimo Céu e tantas outras, pra vender muito, investiam na publicação de pôsteres desses cantores na página central. Vendia feito água, pois toda fã queria ter na parede de seu quarto a foto de seu ídolo.
E tia Nilda, esposa de tio Dorival, depois de comprar por três semanas seguidas a revista, conseguiu montar a foto de Roberto Carlos de corpo inteiro. Muito orgulhosa estendeu na cama, já ia pregar na parede e entra no quarto minha avó Amância, olhando pro Roberto Carlos em três pedaços, comenta:
-Gostei de ver! Essa sim é uma quenga bonita, bem vestida, não essas presepada daqui de Olho Dágua que andam quase nua mostrando tudo!
-Dona Amâcia, isso é um homem. É Roberto Carlos!
-E é?...Cabra sem-vergonha! O mundo tá perdido...
Fabio Campos 26/06/2010 É professor em S. do Ipanema – AL
Contato: fabiosoacam@yahoo.com
Comentários