CINZA: COR OU ELEMENTO QUÍMICO?

Fábio Campos

Quando criança, eu acreditava que a Quarta-feira de Cinzas, tinha esse nome porque ao invés de pó, talco ou maisena. Permitido era somente, melar as pessoas com cinzas, naquele dia. Era a forma da inocência, querer prolongar os dias de folia. Seguindo esse raciocínio, teríamos a quinta-feira da sopa, a sexta-feira do mel etc. A igreja trouxe-me a verdade: Tomamos uma cruz de cinza na testa, para marcar o início da quaresma. Tempo de conversão, perdão, penitência, caridade. Para que lembremos: “porque és pó, e ao pó te hás de tornar.” Livro de Gênesis: 3:19, Bíblia Sagrada”

A Quarta-feira de Cinzas, marca também para a igreja, o início da Campanha da Fraternidade que este ano traz como tema: “Fraternidade e Superação da Violência”; e como Lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt. 23,8). Sempre tive a curiosidade de saber por que o ano litúrgico é classificado por uma dessas 3 letras do alfabeto: A,B ou C.

“A Constituição Sacrosanctum Concilium [1963-Papa Paulo VI] Determinou: O rito romano, utilizado nas celebrações da Igreja Católica possui um conjunto de leituras bíblicas que se repetem a cada três anos perpassando os domingos e as solenidades. Divididas em anos: A, B e C. No ano “A” a leitura principal segue o Evangelho de São Mateus; no ano “B” o Evangelho de São Marcos e no ano “C” o Evangelho de São Lucas. O Evangelho de São João é reservado às ocasiões especiais. Para se determinar qual é o ano: A, B ou C. Para a letra “C” os anos cujo resultado da soma seja divisível por 3. Letra “B” divisível por 2; e Letra “A” por 1. Por exemplo: 2018: 2+0+1+8= 11 = 2 este ano é ano “B”. Fonte: rumoasantidade.com.br”

E então, Cinza, seria realmente uma cor? Alguns artistas não a consideram cor, bem como o Branco e o Preto. No Google há sites especializados sobre o tema. O followthecolours.com.br por exemplo, traz 50 ideias sobre a cor Cinza. Trouxemos 5 [das que referem-se a linguística] pra você ter noção da coisa:

“18- Em Alemão, Cinza (grau) gera o “grauen” (o terror, o horror) e o “grausen” (cruel). Em português cinza deriva do Latim: “Cinis”: material sobrado de um processo de combustão;

31- Nomes de mulheres (principalmente no exterior) derivam da cor cinza: “Griselda, Cindy, simbolizando a modéstia e a humildade;

34- No século 19, as costureiras de Paris usavam vestidos simples desta cor. Em função disso passaram a ser chamadas de “grisettes” (do francês “gris= cinza). Por suas origens humildes só podiam comprar tecidos desta cor, mais barato. “Grisettes” chegou a ser sinônimos também de prostitutas;
35- A expressão alemã “Grauer Mous” (rato cinza) significava também, mulheres que passavam desapercebidas, sem atrativos sexual;

43- “50 Tons de Cinza” é título de filme de E.L. James. Na verdade a cor tem 65 tons, ou nuanças. A autora diz que escolheu o sobrenome Grey (para Christian Grey, protagonista) porque nada, no livro, é preto ou branco.”

“O carbono é o 15º elemento químico mais abundante na terra, e o 4º mais abundante no universo, ficando atrás somente de hidrogênio, hélio e oxigênio. Está presente em todas as formas de vida e no corpo humano.” Antigamente era comum o uso de papel carbono, intercalando documentos para produzir cópias idênticas ao original. “Um corpo “carbonizado” é o que sobra do que sofreu combustão. A “massa cinzenta” a que nos referimos ao cérebro. Só que torna-se “cinzenta” somente depois de morto, ainda vivo o cérebro é róseo. Fonte: Google e wikipedia”

E pra encerrar. Deu nas redes sociais:

Joãozinho na aula de línguas:
-Professora, “Car” é carro em inglês?
-Sim.
-E “Men” é homem?
-Exatamente.
Então minha tia Carmen, é um “Transformer”?

Um casal conversava:
Ele:-O que é que torcemos para chegar e quando chega,
queremos que nunca mais acabe?
Ela: O amor?
Ele: -Não. Feriado!

A Frase do mês:
“Melhor do que “Star Wars”
É “Star de Férias!”

Fabio Campos, 19 de Fevereiro de 2018.

Comentários