CAIXINHA DE "ORÓPA" VOCÊ AINDA VAI TER UMA!

Fábio Campos

Eis que já se cumpriu mais uma das profecias, declarada nos sermões, pelo santo do sertão do Cariri, meu padrinho Cícero “Romão” Batista. Quase um século se passou, desde quando ele dizia: “Há de chegar um tempo, que o povo vai andar nas ruas falando sozinho.” A época, jamais alguém conseguiria decifrar a que se referia o padre visionário, do Juazeiro do Norte-Ceará.

Hoje está aí pra todo mundo ver, as pessoas andando nas ruas conversando a seus aparelhos telefônicos celulares, alguns, devido a infinita parafernália de recursos, de microfones sem fios, ou que ficam embutidos no ouvido, dão a impressão, de estarem falando sozinhos.

Já se vê na Tevê, comerciais de carros, dotados de uma gama de recursos digno de um carro do famoso agente secreto 007, James Bond, GPS um sistema de navegação sistema de posicionamento global, popularmente conhecido por GPS (acrônimo do original inglês Global Positioning System, ou do português "geo-posicionamento por satélite") O GPS americano e o GLONASS russo. Existem também dois outros sistemas em implementação: o Galileoda União Europeia e o Compass chinês. O sistema americano é detido pelo Governo dos Estados Unidos e operado através do Departamento de Defesa. Inicialmente o seu uso era exclusivamente militar, estando atualmente disponível para uso civil gratuito. No entanto, poucas garantias apontam para que em tempo de guerra o uso civil seja mantido, o que resultaria num sério risco para a navegação. O GPS foi criado em 1973 para superar as limitações dos anteriores sistemas de navegação.
Muita coisa que muitos julgam invenções novíssimas na verdade já existem desde da época da guerra “fria” EUA X URSS. Inventos mantidos em segredos e usados apenas na área militar, e que acabaram entrando pra linha de produção, por interesse comercial.

Particularmente não concordo que a internet, supere determinados inventos ainda da época da revolução industrial. A exemplo do código Morse, o telégrafo, que possibilita a comunicação, e já salvou milhares de vidas, sem necessidade de satélites. O próprio telefone fixo, que mesmo que ocorra a queda de energia elétrica, permite que continuemos nos comunicando, em viva voz, por um bom tempo. Pelo menos por aqui, basta chover, ou congestionar a rede, que ninguém pode contar mais com nada. E nas repartições a plaquinha avisa: “Fora de Sistema!”

A última moda, anda arrancando os nervos de diretores de escola, educadores, e palestrantes. Verdadeira epidemia, uma virose, a praga do momento, comparável a Dengue, talvez a AIDS: É uma tal duma caixinha de música, todo estudante quer ter uma, a danada tem uma potência, comparável a um carro de som. Pense num inferno! Obrigando muitas vezes, mesmo que não queria, ouvir os lixos, as carniças, arremedos de rap dos guetos, que nada de bom acrescentam a quem ouve. O leitor se imagine dentro de um ambiente, em que você seja obrigado a ouvir,contra sua vontade, algo que não lhe agrada. Num ônibus, coletivo, etc. O matuto apelidaria de caixinha de “orópa”. Se lhe apetece talvez um dia você tenha uma, caso contrário, recomendamos ter sempre a alcance da mão, um tapador de ouvidos.

Fabio Campos 24.05.2012

Comentários