O MONUMENTO LA CARRETA

Djalma Carvalho

Diz-nos mestre Aurélio que monumento “é obra ou construção que se destina a transmitir à posteridade a memória de fato ou de pessoa notável”.
No caso desta conversa, não sendo “fato ou pessoa notável”, La Carreta, em Montevidéu, é interessante monumento inaugurado em 1934, em homenagem a antigo e tradicional meio de transporte nos campos uruguaios.
Depois de Buenos Aires, em prosseguimento do cruzeiro marítimo, o transatlântico Costa Fortuna ancorou em Montevidéu. Ali, em manhã de muito sol, desembarcamos para o panorâmico passeio pela bela e acolhedora capital do Uruguai. Cidade plana, ruas bem traçadas e longa avenida à beira do Mar del Plata. Luxuosas residências e alguns palacetes certamente remontam aos tempos de opulência de tradicionais famílias uruguaias.
Durante o passeio, tivemos a boa companhia de uma guia de turismo muito culta, profunda conhecedora do seu país e do seu povo e, sobretudo, estudiosa da história do Brasil, cujas informações nos foram cuidadosamente repassadas em fluente português bem brasileiro. Impressionante como aquele povo zela seus monumentos, que são verdadeiras obras de arte instaladas em especiais recantos da cidade.
Na ampla Praça da Independência, no centro da cidade, encontramos o palácio do governo (prédios novo e moderno), o teatro Sólis e a grande estátua (com mausoléu no subsolo) do general José Artigas, herói nacional e considerado “o pai da nação uruguaia”. O palácio legislativo, por exemplo, é somente luxo e riqueza.
Fundado pelos portugueses em 1680, o Uruguai foi então chamado Colônia do Sacramento. Em 1777, passou a possessão espanhola. Depois de guerras, conquistou sua independência entre 1810 e 1828. Como Província Cisplatina, pertenceu ao Império do Brasil. Agora, estado unitário e república constitucional. O presidencialismo é seu regime político. Como aconteceu com o Brasil, o Uruguai também viveu o obscurantismo de uma ditadura militar. A de lá durou de 1973 a 1984. O presidente atual, eleito pelo povo, é José Mujica, ex-guerrilheiro.
Com 176.215 km2, o Uruguai é pouco mais da metade do território do Rio Grande do Sul. Sua população está estimada em 3,4 milhões. Em Montevidéu vivem, aproximadamente, 1,8 milhão habitantes.
Voltando ao assunto inicial, dizemos que La Carreta, monumento de bronze, histórico, com base de granito, totalmente preto, encontra-se no gramado do Parque Batlee, em canteiro elevado, cercado de água. Trata-se de carroça coberta, puxada por seis (6) bois de tamanho natural, com cangas e tangedor montado a cavalo, vestido em estilo típico de cavaleiro dos pampas.
Alertou-nos, curiosamente, a guia de turismo que entre os seis bois de canga havia um diferente dos demais. Oferecia prêmio a quem descobrisse a diferença.
Chifre maior ou menor, búfalo, etc. Vários palpites e ninguém acertou.
Dos bovinos, na verdade, apenas um era touro. Os demais eram bois de carro, castrados, murchos, capados, coitados.
Afinal, a diferença estava nos testículos dos animais...

Maceió, março de 2013.

Comentários