Cada recanto em torno da cidade de Santana do Ipanema, com a paisagem natural de montes, serrotes e serras, tem sua história, sua cultura, sua religiosidade.
Visitá-lo anualmente por ocasião da Festa da Padroeira, Nossa Senhora Santana, tornou-se atração turística realmente agradável, alegre caminhada a que muita gente concorre, sobretudo jovens conterrâneos, amigos. Afinal, exercício, também, de fé cristã.
Bastou ao professor Gileno de Melo Carvalho, a partir de 2016, a feliz ideia da criação dessa caminhada anual, de cunho religioso, histórico e cultural, para que despertasse a atenção do então prefeito Isnaldo Bulhões, de saudosa memória, no sentido de torná-la parte oficial da programação da Festa da Padroeira da cidade.
A caminhada deixa, assim, de ser uma festa de bebedeira, sem maiores compromissos sociais, mas um acontecimento sério, histórico, cultural, religioso, turístico, que conta, atualmente, com o decisivo apoio da ilustre prefeita Christiane Bulhões.
A caminhada deverá constar, sobretudo, do calendário festivo-cultural da cidade, anualmente.
Em cada monte, serrote e serra, uma cruz fincada servirá de marco turístico da visita e símbolo de fé cristã do santanense.
De cada lugar visitado serão recolhidos da fonte oral do morador mais idoso, conhecedor de relatos dos primeiros habitantes do seu recanto natal, recortes de história dos costumes e hábitos dos seus antepassados, ainda conservados em sua comunidade.
Hoje, o grupo interessado – que tinha à frente o falecido professor Gileno Carvalho, José Antônio Soares (Xogoió) e Jorge Santana (secretário de agricultura) – conta com o apoio de Marcelo Silva (secretário de obras), coordenador do projeto, Cleudson Nobre (chefe de gabinete) e da Dra. Renilde Bulhões (secretária de governo) e demais secretários da administração municipal.
Vale lembrar, afinal, que já foram visitadas, em anos anteriores, as seguintes localidades: serra do Gugy, serra dos Macacos, serra da Micro-Ondas, serra da Cajarana, serra da Camonga, serra da Pedra Rica e serra do Pedrão.
A serra Branca, no Sitio Caracol, foi o destino da caminhada deste ano, denominada 9ª Caminhada, em homenagem à Senhora Santana por ocasião da Festa da Padroeira da cidade.
Sobre o assunto, a prefeita Christiane Bulhões, acompanhada de peregrinos, amigos, vereadores e servidores do município, disse ao final da caminhada: “É uma tradição que temos o orgulho de manter honrando a memória do painho e do nosso grande amigo Gileno de Melo Carvalho, que partiu há exatamente 30 dias, que iniciaram essa trajetória.”
Maceió, julho de 2024.
Comentários