E AÍ? VOCÊ TAMBÉM CRIOU SUA PRÓPRIA VERSÃO, PRA AQUELA MÚSICA?

Fábio Campos

No dia 08 do mês em curso, a cada ano comemora-se no Brasil, o “Dia do Nordestino”. Nas plataformas sociais, da rede mundial de computadores, àqueles nascidos nesta região geográfica, o Nordeste brasileiro, costuma externar através da música, da poesia, do cordel, do repente, ou mesmo um hino, como o fez nosso ilustre confrade, escritor José Geraldo Marques (ASLCA). Sentimentos múltiplos: a maioria orgulho autóctone, outros pura gratidão à Deus; alegria por ser nordestino; aforismos pela cultura, pela rica gastronomia, pelas tradições, a religiosidade, a coragem, a resiliência, e até um certo amor xenofóbico.

O neologismo entre nós nordestinos é um caso à parte. Dá pra encontrar por aí dicionários só de termos essencialmente do nordeste. São milhares de palavras e expressões criadas, a exemplo de: “Deixe de PATIN!”; Dá um BEIJIN; Esse MINININ, Zé LEZIN; Cabelo de TUIN; Arrudêio; Diabéisso?; Os ZOIN; presepada, Tá cá Mulexta; Tô cum FARNIZIN...

“IN” OU “ON”: EM QUE PÉ ESTAMOS? Sabemos que “ON” e “IN” são preposições da Língua Inglesa, usadas basicamente para demonstrar TEMPO e LUGAR. Exemplos: “I study English IN the afternoon ( Eu estudo Inglês à tarde.); “The Book is ON the Table. (O Livro está em cima da Mesa.).

No entanto, trouxemos as preposições aqui, pra criar um paradoxo: Afinal em que TEMPO e LUGAR estamos nós? Vimos ali no neologismo nordestino um tanto assim de palavras terminadas com “IN”. Mundo a fora “IN” e “ON” vão se destacando, veja: Furacão MiltON no Golfo do México; No nome do dona da rede de internet “X” ElON Musk; a próxima nave espacial tripulada que irá pra lua em setembro de 2025: OriON; Ditador Coreano Kim jONg-um; Karma KamaleON música de 1983, de banda britânica, voltou ao hit Parade este ano; Emmanuel MacrON presidente da França. E por aí vai.

Quanto ao título desta crônica. Embora possa parecer, não é a respeito da música SÓ FÉ do cantor “Grelo” que está no topo do Spotify, aplicativo de músicas nas paradas de sucesso. É sobre João Ramalho, filho do cantor Zé Ramalho que tem páginas no Instagram e no Youtube mostrando músicas do pai que o povo canta errado alguns versos, vejamos: “Há um NINHO DE VACAS! (Há um BRILHO DE FACA); Apenas A BANHEIRA A DERRAMAR um Táxi na Estação Lunar (Apenas APANHEI A BEIRA MAR); Fotografias recortadas HOBIN WOOD! (Fotografias recortadas AMIÚDE); Disparo balas de canhão pois existe UM BOM VIZINHO! (Disparo balas de canhão pois existe UM GRÃO-VIZIR); É quando o VENTO sacode a Cabeleira (É quando o TEMPO sacode a Cabeleira); Pra sempre fui APOSENTADO no seu Calcanhar) Pra sempre fui ACORRENTADO no seu Calcanhar); TOMÁS estou indo embora! (NO MAIS estou indo embora).

Descobri essa semana que cantava errado um verso da música S.O.S. do Álbum Gitã [1974] de Raul Seixas: “Já fui Macaco em domingos Glaciais/ AS PLANTAS Colossais que eu não soube como utilizar (ATLANTAS Colossais que eu não soube como utilizar).

DICA: 10 PALAVRAS NA LÍNGUA PORTUGUESA QUE COMUMENTE PRONUNCIAMOS ERRADO:
ATENÇÃO: FORA do Parêntese a ESCRITA CORRETA. DENTRO do parêntese a PRONÚNCIA CORRETA:
CAPTO (CÁPTO)
OPTO (ÓPTO)
IMPREGNA (IMPRÉGNA)
INDIGNA (INDÍGNA)
SUBSÍDIO (SUBCÍDIO)
GRATUITO (GRATÚITO)
AEROSOL (AEROSSOL)
SENIORS (SENÍORES)
JUNIORS (JUNÍORES)
SINTAXE (SINTÁSSE)

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
É COMO SE DIZ...
MAIS ENRROLADO QUE FONE DE OUVIDO NO BOLSO!
MAIS PRA FRENTE QUE BIGODE DE BARATA!
MAIS MAMADO QUE PEITO DE TRIGÊMIOS!
MAIS METIDO QUE DEDO DE UROLOGISTA!
MAIS PROCURADO QUE SENHA DE WI-FI!
MAIS PERDIDO QUE FORMIGA EM CASA DE DIABÉTICO!
ASSIM DIZ O MUÇÃO:
O LIMÃO É O TOP DOS TOPS: NA ÁGUA QUENTE VIRA CHÁ; NA ÁGUA GELADA VIRA LIMONADA; NO PEIXE VIRA TEMPERO E NO SUVACO? DESODORANTE!
O DIÁLOGO DE ZÉ FARIAS E TONHO “BALEIA” PACÍFICO:
-ZEBE?
-DEU!
-AMA?
-DEU!
-TA?
-DEU!
-RONALDO DE RESE?
-DÁ!
-O CONDE?
-D’EU!
-A TRIBO DE JU?
-DÁ!
-O POVO DO SU?
-DÃO!
-IDI AMIN DA?
-DÁ!
-ENTÃO, SÓ FALTA VOCÊ!

Fabio Campos, 12 de Outubro de 2024.
FELIZ DIA DAS CRIANÇAS E DE NOSSA SENHORA APARECIDA PADROEIRA DO BRASIL.

Comentários