Uma visita histórica

Augusto Ferreira

Antes de tudo quero pedir desculpas aos meus leitores. Mudei de cidade e até agora não consegui organizar os meus horários. Logo, atrasei a postagem de textos para o site. Muitas coisas aconteceram na amada Alagoas, no Brasil e no mundo. Não pretendo fazer uma retrospectiva dos fatos. Mas, creio que há um fato que merece destaque. E mais que isso, reflexão.

Os alagoanos receberam recentemente a visita do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva. Um fato histórico. O presidente se deslocou de Brasília para visitar e anunciar verbas para a conclusão do Canal do Sertão. Obra tão sonhada pelos sertanejos e que beneficiará dezenas de cidades. A cifra é de acordo com o tamanho da cidade. Sendo assim, Santana do Ipanema será a cidade em que receberá uma quantia maior de reais.

A estadia do presidente em Alagoas levou-me a reflexão. Lula sai de Brasília e vai a Alagoas. Oposicionistas devem pensar: é visando às eleições municipais que se aproximam. Não tiro a razão de quem usa esse argumento. E creio que tenha sentido, afinal, dos estados nordestinos, Alagoas foi o único que não votou em peso no atual presedente. A visita seria uma tentativa de reverter à situação nos palanques municipais.

O argumento é forte. Mas analisemos. Lula é um dos presidentes que mais viaja. Ele realiza inaugurações. Anuncia a liberação de verbas para obras importantes. Visita operários... não faz nada mais que sua obrigação de representante da nação. O que merece destaque é o fôlego, a responsabilidade e o compromisso que este presidente assumiu com os brasileiros marginalizados.

A passagem de Lula por Alagoas deve ser visto como um marco na história do estado. Lula é o presidente que vai a Alagoas para visitar, planejar, vistoriar qual a melhor maneira de tirar os alagoanos da miséria. Em tão pouco tempo de governo o atual presidente investiu em três obras importantíssimas no estado. O campus da UFAL em Arapiraca, os CEFETS e o Canal do Sertão, sem falar no campus da UFAL de Delmiro Gouveia, que em breve se tornará realidade.

Portanto, engana-se quem pensa que o Brasil não tem solução. Este país tem solução, as nossas cidades têm solução. Basta caro cidadão, saber usar a arma que você tem. Uma arma que não fere, que não mata, mas que dá vida. Seu voto em 2008 pode mudar a história. Se temos essas obras sociais em nosso estado é porque soubemos usar a nossa arma. Vamos repetir a dose nas eleições deste ano. Votar em quem tem projetos para melhorar a cidade. Atenção! Fique de olha, vai ter muitos prefeitos espetinhos querendo desviar o dinheiro das obras sociais para se promover. Denuncie!

Comentários