GALERIA DOS PREFEITOS OLHODAGUENSES
Antonio Machado.
O querer quando aliado ao fazer, resulta na maioria das vezes, em verdadeiras obras de arte, mostrando ao povo a capacidade de que o homem é capaz de realizar seus planos, mormente quando aliados pela prática do bem comum.
Imbuídos destes pensamentos salutares, foi que, o jovem Jorge Luíz Duarte, primeiro Coordenador da Casa da Cultura Profº. Valdemar Farias Abreu, da bucólica Olho d’ Água das Flores, criou a galeria dos prefeitos municipais, dentro de uma pesquisa bem feita e correta, contando também como nossa modesta participação, Jorge Duarte percorreu os caminhos difíceis da pesquisa, procurando nos labirintos da história o fato histórico marcante de cada tempo, tal qual o garimpeiro com sua bateia, na busca da preciosa pepita. Ao cabo dessa incessante pesquisa, resultou nessa importante pinacoteca da história, como marco referencial a ser consultado por dever, se quiser contar ou escrever a epopéia da gente olhodaguense. Trata-se de uma pesquisa datada de 1800 até 1952, sendo que essa a primeira fase dessa história, tão perlustrada de fatos importantes que dados ao seu valor, constituem-se nos pilares fundamentais da história dessa gente, que conquistou sua independência, sem derramamento de sangue (02/12/1953), tendo a frente o timoneiro maior, Domício Silva, essa parte da história coube a mim, ciscar os alfarrábios e ouvir a tradição, como pontos referenciais para àqueles que fazem pesquisas, enquanto que, a segunda fase, foi encetada pelo próprio Jorge Duarte, haja vista seu gosto pela Literatura, e o fez bem feito, concretizando um sonho de todos, pois em todas as gestões, falava-se em resgatar esses capítulos escritos pelos ancestrais olhodaguenses, mas o vento parecia não ser favorável, mas tudo isto seria o líquido se condensando no tubo de ensaio para na plenitude da história, ela ser escrita com tinta viva para os que vierem depois, Jorge Duarte escreveu de 1953 a 2010, mesmo sendo uma pesquisa sucinta, é digna de registro.
E no último sábado, a Casa da Cultura abriu suas portas para receber os convidados para participarem solenemente da inauguração oficial da galeria dos prefeitos, que se tornou numa noite memorável, quando parte da sociedade se fez presente para ver e admirar a beleza e a magnitude dos quadros representando os “intendentes, os prefeitos” e atualmente os gestores municipais que já passaram por este município, cada um deu sua parcela de contribuição ao seu povo, nas palavras emocionadas do prefeito atual, Dr. Carlos André Paes Barreto dos Anjos dos 09 prefeitos que já passaram por este município, três já faleceram, inclusive o primeiro, Orlando augusto Melo, que exerceu o cargo de prefeito por três vezes. Na ocasião, o prefeito Carlos André, ofereceu uma réplica da foto que ora era inaugurada, de seu pai, a ele mesmo, um momento de grande emoção, quando um prefeito filho, outorga ao ex-prefeito pai, uma foto sua. Era o grande político Humberto dos Anjos o grande homenageado da noite.
Em sua peça oratória, o Coordenador da Casa da Cultura, Jorge Luíz Duarte, emocionado, disse que se dava em satisfeito, em vista de ter realizado um grande sonho, e naquele momento, entregava a sociedade olhodaguense um legado histórico para a posteridade. Enquanto que o prefeito Dr. Carlos André, prefeito Nen, disse que “os primeiros passos foram dados, com aquela galeria, onde registra sucintamente, um pouco as células da história olhodaguense, e que, os que vieram depois, devem sequenciá-la, esquecer as picuinhas do passado, para escrever os capítulos futuros da história”.
Comentários