A capela da Santa Casa de Maceió realiza nesta sexta-feira (22), às 10h15, uma via-sacra pelos corredores do hospital para celebrar a Sexta-Feira da Paixão. ?Como não haverá função litúrgica em nossa capela, todos os fiéis devem se dirigir à Catedral Metropolitana para acompanhar os ritos?, convida o padre Cícero Lenisvaldo.
Diferente do que a mídia propaga, a Sexta-Feira Santa não é dia de mesa cheia com iguarias como bacalhau, peixe, bredo, feijão no coco ou ovo de chocolate. Pelo contrário, a Sexta-Feira Santa é dia de jejum e de abstinência de carne para todos os cristãos, exceção aos idosos, às crianças e aos enfermos.
A data integra o Tríduo pascal, o mais importante período do ano litúrgico, onde a Igreja celebra e contempla a paixão e morte de Cristo. O dia tem um significado tão importante que é o único em que não se celebra a Eucaristia.
No entanto, mesmo sem a celebração da missa, tem lugar, no rito romano, uma liturgia própria deste dia. Tal função litúrgica assemelha-se à celebração eucarística na sua estrutura mas difere essencialmente pelo fato de não ter a Oração eucarística, a mais importante parte da missa.
A celebração da morte do Senhor consiste, resumidamente, na adoração de Cristo crucificado, precedida por uma liturgia da Palavra e seguida pela comunhão eucarística dos participantes.
Theodomiro Jr.
Jornalista | Assessoria de Comunicação
Via sacra percorrerá corredores da Santa Casa de Maceió nesta sexta às 10h15
GeralTheodomiro Jr - ASCOM - Santa Casa Maceió 20/04/2011 - 13h 00min Ilustração
Comentários