O desfile cívico-militar em comemoração ao 187º ano da Independência do Brasil, em Maceió, atraiu para a Avenida da Paz, no Jaraguá, milhares de pessoas que trocaram a manhã de praia para comemorar uma das datas mais importantes da história do país.
Logo cedo, o público já se amontoava ansioso nas arquibancadas e nas calçadas para o começo do desfile. Às 9h, o comandante da 20ª Circunscrição do Serviço Militar, coronel Antônio Silva e o comandante-geral da PM, coronel Dalmo Sena, deram início à solenidade com a passagem em revista à tropa. Em seguida, os ex-combatentes das Forças Expedicionárias Brasileiras abriram o desfile que teve continuidade com tropas do Exército Brasileiro, Aeronáutica, Marinha e Polícia Rodoviária Federal. Passaram ainda tropas do Corpo de Bombeiros e agremiações civis.
Mas, o destaque ficou mesmo com o desfile de tropas da Polícia Militar de Alagoas, que levou 740 homens e mulheres para o local do evento e mais de 40 veículos motorizados. Durante o desfile, o público conheceu o novo reforço na segurança do Estado, a viatura blindada anti-tumulto adquirida recentemente e que será utilizada pelos policiais do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope). Policiais militares da Radiopatrulha também não deixaram para trás e inovaram com uma demonstração de táticas especiais para o público.
Momentos antes do desfile, a expectativa era grande no público que foi assistir ao evento. Para o aposentado Iracildo Camelo de Freitas, de 70 anos, o desfile cívico é uma das maiores demonstrações de cidadania. ?Participo desse evento todos os anos, pois é um momento de muita emoção?, destacou. O sentimento antigo do aposentado foi vivido pela primeira vez pelo pequeno José Natanael, de 8 anos, que até então não conhecia de perto o desfile da Independência. ?Gostei muito dos carros da polícia e das crianças que também passaram, não tenho dúvidas que quando crescer vou ser policial?, acrescentou.
Outro momento importante do evento foi o desfile de 485 crianças do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). Os alunos de diversas escolas trouxeram faixas em agradecimento aos instrutores do Programa e fizeram uma homenagem ao governador no palanque das autoridades.
Além da tropa integrada - que contou com a participação de policiais militares pertencentes a vários batalhões em um só pelotão -, a tropa da PM foi composta pelo Centro Musical da Polícia Militar, Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças, 1º BPM, 4º BPM, 5º BPM, 8º BPM, Batalhão de Polícia Ambiental, Batalhão de Polícia Escolar, Batalhão de Polícia de Eventos, Regimento de Polícia Montada e alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar.
Além do público civil, dezenas de autoridades civis e militares compareceram ao desfile de 7 de Setembro.
Desfile da Independência atrai milhares de pessoas para a Avenida da Paz
Culturawww.primeiramao.com.br 07/09/2009 - 16h 00min Divulgação
Comentários