A Prefeitura de Senador Rui Palmeira no Território da Cidadania Médio Sertão Alagoano, junto ao MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE A FOME ? MDS convidam a comunidade sertaneja para participar do I Encontro de
Intercâmbio e Troca de Experiências com Gestores Públicos Municipais no âmbito do Programa Construção de Cisternas de Placas, que se realizarse-á nos dias 17 e 18 de Setembro de 2009 no município de Senador Rui Palmeira semi-árido alagoano.
PROGRAMAÇÃO:
Dia 17 de Setembro
Manhã: 09h30min ? Credenciamento e Acolhida dos participantes no Clube Municipal em Senador Rui Palmeira/AL;
Almoço Regional
Tarde:
14h30min ? Hasteamento da Bandeira e Hino
Certificação dos Agricultores Pedreiros, Beneficiários, Técnicos de Campo e Multiplicadores em GRH
15h00min ? Oficinas Temáticas
Oficina de Gerenciamento de Recursos Hídricos com Agentes Comunitários de Saúde;
Oficina sobre processos licitatório (Pregão Presencial);
Oficina sobre prestação de contas por meio do SICONV e execução do programa no SIG Cisternas;
Oficina sobre metodologia na execução e monitoramento do programa;
Dia 18 de Setembro
Manhã:
07h30min ? Visitas nas comunidades
Visita comunidades Barriguda e Baixa da Quixabeira em Senador Rui Palmeira/AL
Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos com beneficiários;
Capacitação de Agricultores Pedreiros em todas as fases da construção de cisternas de placas;
Almoço coletivo na comunidade
Tarde:
14h00min ? Continuidade das capacitações
Capacitação em Gerenciamento de Recursos Hídricos com beneficiários;
Capacitação de Agricultores Pedreiros em todas as fases da construção de cisternas de placas;
17h30min - Inauguração e entrega oficial de Sessenta e Três (63) cisternas aos moradores das
comunidades Barriguda e Baixa da Quixabeira em Senador Rui Palmeira/AL
Forró pé de serra;
REALIZAÇÃO:
PREFEITURA MUNICIPAL DE SENADOR RUI PALMEIRA
FOME ZERO
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E DE COMBATE A FOME
------------------------------------------------
I ENCONTRO DE INTERCÂMBIO E TROCA DE EXPERIÊNCIAS COM GESTORES PÚBLICOS MUNICIPAIS NO ÂMBITO DO PROGRAMA CISTERNAS NO TERRITORIO DA CIDADANIA MÉDIO SERTÃO ALAGOANO
PROPOSTA DO EVENTO
PÚBLICO:
Sessenta (60) gestores municipais responsáveis pela execução do Programa Cisternas dos editais 09/2008 e 01/2009 de 41 municípios do Semi-Árido Brasileiro e Gestores do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS.
DATA:
Dia 17 e 18 de Setembro de 2009
LOCAL:
Médio Sertão Alagoano ? Comunidades Barriguda e Baixa da Quixabeira - Zona Rural de Senador Rui Palmeira/AL.
OBJETIVO GERAL:
Disseminar a metodologia empregada no programa cisternas nos municípios alagoanos, bem como desenvolver novos fluxos e instrumentos formativos e produtivos a partir da troca de experiência para o acesso a água enquanto marco
sustentável na perspectiva do desenvolvimento Integrado e sustentável da agricultura familiar no Semi-Árido Brasileiro.
ESPECÍFICOS:
Expor de forma teórica e prática o processo de execução do programa, bem como a formação das equipes técnicas, conselhos, agentes de saúde, beneficiários, SIG Cisternas e SICONV a partir da metodologia empregada na construção de cisternas com a iniciativa pública nos municípios do sertão alagoano.
Disseminar a importância da cisterna enquanto fonte de abastecimento de água para o consumo humano e como uma estratégia de segurança alimentar nutricional, oportunizando a geração de trabalho e renda no meio rural.
JUSTIFICATIVA
A região Semi-Árida do Estado Alagoano tem vivenciado uma experiência muito importante quando tratamos de Segurança Alimentar e Nutricional a partir do apoio do Governo Federal por intermédio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome - MDS, que tem promovido o acesso de milhares de famílias rural em situação de insegurança alimentar e nutricional e com perfil de acesso ao cadÚnico ou Programa Bolsa Família.
A experiência desenvolvida pelos municípios do Semi-Árido Alagoano contribuiu para o aumento significativo no acesso de famílias às políticas públicas voltadas à construção de infra-estruturas para captação de água de chuva. Por outro lado, o Programa de Construção de Cisternas com os municípios tem promovido à participação efetiva de diversos segmentos públicos e da sociedade civil no Sertão Alagoano.
Diante do exposto, o Programa Acesso à Água para o Consumo Humano nos municípios do Sertão Alagoano configura-se no momento, como uma alternativa promissora, devido à necessidade alarmante de domicílios rurais sem abastecimento de água potável para o consumo humano. A construção de cisternas também promove à formação do público beneficiário a geração de trabalho e renda incrementando a economia familiar e a criação de novos postos de trabalho a partir das atividades cisterneiras, considerando que esta região teve avanços significativos a partir da parceria dos municípios com o Ministério do Desenvolvimento Social e combate a Fome - MDS que proporciona o acesso de milhares de agricultores a infra-estrutura adequada para captação de água de chuva.
Baseado nesta iniciativa que tem se tornado muito importante para a região do semi-árida alagoano, que os municípios do Médio Sertão Alagoano e parceiros, propõem a realizarão do I Encontro de intercâmbio e troca de experiências com gestores públicos municipais, na perspectiva de socialização e troca de experiências, visando à disseminação da metodologia empregada no semi-árido alagoano.
Senador Rui Palmeira sedia Intercâmbio e Troca de Experiências com Gestores Públicos
Assistência SocialEdilson Ramos - Gestor Programa Cisternas 07/09/2009 - 20h 50min Divulgação
Comentários