NATAL, NÃO É ANIVERSÁRIO DE CRISTO!

Fábio Campos

Não, caro leitor, não trata-se de nenhuma heresia. O que afirmamos, ouvi numa das belíssimas homilias do querido padre Adalto Alves, de quando esteve a frente da paróquia de Sra Santana. E que hoje atende a paróquia de Nossa Senhora do Rosário, em Delmiro Gouveia. Ao bem da verdade, esclareçamos.

A palavra aniversário, vejamos o que significa? “Vem do Latim ‘anniversarius’ aquilo que volta anualmente, formada por dois termos: ‘annus; “ano” mais “versus” de “vertere” o que torna a “voltar”. Fonte: origemdapalavra.com.br”

Consideremos a origem da palavra ‘Natal’: “Do Latim NATIVITAS “nascimento”; de “NATIVUS” produzido pelo nascimento [idem] Fonte: origemdapalavra.com.br”

Então, o Natal de Jesus não é algo que essencialmente ocorre apenas uma vez a cada ano. Se assim fosse, o cristão católico se preocuparia em comungar [receber o Sacramento da Comunhão] somente no Natal. Uma vez que Ele, só viria uma vez por ano. Ele vem, a cada cada vez que o padre celebra uma missa. O Black Friday acontece anualmente,o papai Noel só se fala nele uma vez por ano; o nosso aniversário igualmente ocorre só uma vez por ano. Porém Jesus Cristo, Ele é. Ele sempre foi. “Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim: Livro do Apocalipse: Cap.21: vs.5,7”

E a palavra “Parabéns”? “Essa palavra vem simplesmente de “para” + “bem”: nós desejamos que aquela ocasião seja para o seu bem. [portanto está correto também dizer: ‘Parabem’!]

Esta semana, a escola Senhora Santana convidou para dar uma palestra, para os pais de alunos, o seminarista Aderval, filho de Seu Aderval Malaquias. Conversávamos, “em Off” sobre o curso de Teologia. E que a vida de Maria Santíssima é disciplina obrigatória: Mariologia. Portanto, todo aquele que faz o curso de Teologia estuda sobre Maria mãe de Jesus.

Encontrei aqui na internet, no site do padre Paulo Ricardo [padrepauloricardo.org] da rede de tevê: Canção Nova. Matéria muito interessante sob o título: “Mariologia ou Mariomania?” Bastante esclarecedora a respeito da diferença entre devoção a Maria Santíssima, e outros santos da igreja católica. Recomendo: vale a pena ler.

Interessante como a radiofonia,tem um público cativo,mesmo os que interagem pela rede de computadores [internet], nas redes sociais [facebook, instagram e watsapp], permanece fiel a ouvir rádio. Já faz alguns dias, ouvimos um médico de conceituada clínica trazer pro seu programa “Momento Saúde” numa rádio FM local, uma profissional de sua clínica que esclarecia a respeito da diferença entre os termos: DETOXICAÇÃO E DESENTOXICAÇÃO. Como não deu pra gravar, buscamos aqui no Google o significado:

“DETOXIFICAÇÃO: Processo usado para eliminação de substâncias consideradas tóxicas ao organismo, as chamadas toxinas. Ocorrem principalmente no fígado e intestino. São vias de eliminação: urina, fezes e suor.

DESINTOXICAÇÃO: Processo geral que descreve a remoção de substâncias tóxicas do corpo. Função basicamente do fígado. Sistema gastrointestinal inferior e rins, ou diálise [método artificial, quando o organismo perde essa capacidade].

A gente lê e pensa: Não é a mesma coisa? Não. O primeiro caso, refere-se a intoxicação adquirida pelo próprio organismo, ainda que tenha ocorrido o consumo somente de alimentos aparentemente saudáveis. O segundo termo, claro, trata-se da ingestão, inoculação, ou inalação de substâncias sabidamente tóxicas: bebidas alcoólicas, tabaco, drogas ilícitas, medicamentos etc.

E pra encerrar. Vamos descontrair.

Meu neto Thômas Kael, sentado a mesa almoçando. Virou-se pra mim e tacou:

-Vô, quer passar de ano?
-Quero.
Então vista-se de uva. Porque Uva Passa?

“Comecei uma dieta; cortei a bebida, comidas pesadas. E em 14 dias, perdi duas semanas. Joe E. Lewis”

Charge no watsapp:

Duas crianças:
-Você acredita em papai Noel?
-Sim. E nas pessoas também.


Fabio Campos, 23 de Dezembro de 2017.
FELIZ NATAL! E QUE A PAZ DE CRISTO HABITE NO CORAÇÃO DE CADA UM DE NÓS!

Comentários