ENTRE CIFRAS E CIFRÕES

Fábio Campos

Em tempos de fim de ano, já dizia meu saudoso pai: “dinheiros curtos, morenas apaixonadas.” Cinquenta anos, já se passaram, desde quando dizia. Referia-se aos tempos difíceis à época. Imaginamos que nos dias atuais, não estamos tão diferente dos tempos de outrora. Aguçam-me a curiosidade no momento presente: CIFRA e CIFRÃO. De onde teria vindo o símbolo universal para representar os valores monetários, o dinheiro propriamente dito: Tão presente em nossa vida o Cifrão. Por outro lado, bateu-nos a curiosidade de saber se haveria alguma relação entre os termos: “barata/barato” em referência a algo de valor ínfimo, e o asqueroso inseto odiado pela maioria das donas de casa. Vamos aos fatos.

“CIFRÃO Origem do símbolo: As moedas têm uma representação gráfica geralmente constituída por duas partes: uma sigla de designação abreviada para o padrão monetário, que varia de país para país, é o Cifrão, símbolo universal do dinheiro e que se origina etimologicamente do termo árabe: “Sifr”. A origem do Cifrão data do ano 711, da era cristã. O general Táriq-ibn-Ziyád que comandou a conquista da planície Ibérica teria mandado gravar em moedas comemorativas, uma linha sinuosa, em forma de “S”, representando o longo e tortuoso caminho percorrido para alcançar o continente europeu. Cortando essa linha sinuosa mandou colocar, no sentido vertical, duas colunas paralelas, representando as Colunas de Hércules, que significavam a força, poder e a perseverança da empreitada. O símbolo, assim gravado nas moedas, se difundiu e passou a ser reconhecido mundialmente como “Cifrão”, representação gráfica do dinheiro. Fonte: casadamoeda.gov.br”

BARATO: A palavra “Barato” encerra possibilidades ainda não resolvidas; BARATE em francês antigo significava: “Confusão” ou “Engano”; no Provençal era: “Agir, conduzir-se”. A palavra BARATAR no Espanhol significa “Fazer negócio” Fonte: origemdapalavra.com.br
“BARATO: Adjetivo, aquilo que se vende por preço módico ou baixo. SINÔNIMOS DE BARATO: droga, narcótico, tóxico, baixo, adjeto, chulo, corriqueiro, ignóbil, indigno, infame, inferior, ínfimo, inominável, mesquinho, reles, sórdido, vil, banal, vulgar, sensação, impressão, percepção. Fonte: dicionarioinformal.com.br”
“BARATA: A palavra vem do Latim “Blattaria”. Trata-se de uma subordem de insetos do grupo cosmopolita [Do grego “kosmopolités”: “cidadão do mundo”] consideradas seres sinatrópicos [indivíduos capazes de adaptar-se a ambientes urbanos] são vetores de diversos patógenos [doenças] entre os seres humanos. Estes seres existem a mais de 300 milhões de anos, atualmente somam mais de 5000 de espécies no mundo. O formato e tamanho variam dependendo da espécie, e do habitat. Curiosidade sobre elas: são seres onívoros [se alimentam de qualquer coisa], podem viver uma semana sem beber água, e até um mês sem comer, bem como conseguem sobreviver semanas se tiverem arrancadas sua cabeça. São seres altamente adaptáveis, conseguindo suportar temperaturas extremamente baixas e ambientes áridos. Algumas espécies conseguem aguentar catástrofes naturais, como uma dosagem de radiação de seis a quinze vezes maior do que um ser humano é capaz de suportar. Fonte: dicionariodesímbolos.com.br

Algumas informações nos chegam, que se alguém nos perguntar nem saberíamos como, quem disse, qual a fonte, a origem. Por exemplo, algum dia alguém disse-nos: “As baratas são capazes de sobreviver a uma guerra nuclear ou na superfície de marte.” Pronto! Aquilo fica marcado, e nunca mais esquecemos.

“Você cortou o barato do meu amor/ Você mentiu, iludiu e me deixou por fora/ Você é culpada do meu samba entristecer/ Ah! Eu vou embora. Música de Benito de Paula, intérprete e compositor, contido no LP de 1975. Fonte: letras.mus.br”

“DINHEIRO, ORIGEM DO TERMO: A palavra “dinheiro” tem sua origem no Latim “DENARIUS NUMMUS, que significa "a “moeda que contem dez asses” – uma tradicional moeda de cobre. Não demoraria muito para que fosse chamada apenas de “Denarius”, e que se tornasse a mais utilizada em Roma ( tanto Império quanto República). No espanhol o termo virou “dinero”, no francês e no inglês “denier” e “dinner”, no italiano “denaro”. Atualmente é o meio usado na compra/venda/troca de bens, serviços, transações financeiras, força de trabalho e divisas estrangeiras, além de ser unidade contábil. Fonte: gramatica.net.br

Encontrei aqui na internet, um site que fala das citações bíblicas onde o dinheiro é citado. Trata-se do jafetnumismatica.com.br. Ali estão importantes passagens do Evangelho em que o dinheiro é mencionado. Recomendo, vale a pena visitar. Nosso Comentário: Denarius numus traduziríamos simplificando ao máximo para: “De número dez”.
“O QUE É UMA CIFRA? O termo, vem do inglês americano, uma variante do inglês britânico: “Cipher”. São usadas para referir-se a qualquer mensagem codificada ou criptografada, uma espécie de chave secreta. A palavra veio para o inglês através do francês antigo e do Latim Medieval, e se origina na palavra árabe “Sifr” que significa “estar vazio”, e se refere ao zero, da mesma raiz árabe. O primeiro uso de Sifra remonta ao reinado de Júlio Cesar. Cifras são usadas por um governo, um espião, uma empresa ou um terrorista. Na internet são usadas para transações de e-mail e cartão de crédito. As cifras também auxiliam na autenticação das mensagens, garantindo ao destinatário que a mensagem é do remetente que pretende ser. Fonte:oquee.com.br"

UM POUCO DE HUMOR PARA ENCERRAR
UM CASAL CONVERSANDO:
-Descobri um jeito de me livrar de 90 kg de gordura.
-Como?
-Me separando de você!
CURIOSIDADE DO REINO ANIMAL
Se um Pato perde a pata ele fica Aleijado ou Viúvo?
PENSAMENTO DO DIA: Por que será que é mais fácil frequentar um Bar do que uma Academia? Simples: 1- No Bar todos estão alegres. Na Academia de cara trancada; 2- No Bar ninguém fica reparando se o seu Tênis é de marca; 3- No Bar você ouve as músicas de sua preferência. Na Academia só se for com fone de ouvido; 4- No Bar dividir os espaços com alguém dá pra prazer, e rendem bons papos. Na Academia isso pode dá até briga;
Aqui pra nós: Você já fez algo na Academia digno de um dia contar pros seus netos?

Fabio Campos, 12 de Dezembro de 2021.
BOAS FESTAS PARA VOCÊ!


Comentários