No Governo de Alagoas, os estudantes não apenas têm voz, mas também a oportunidade real de transformar suas escolas. Desde agosto, o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) se tornou um espaço de diálogo direto entre os estudantes gremistas e o governador Paulo Dantas. Nesta terça, o governador realiza um novo encontro, a partir das 12h, quando recebe os alunos de 12 escolas para um almoço.
Nestes encontros, são debatidos projetos e ações que visam melhorar a qualidade do ensino na rede estadual. Até o momento, foram realizadas quatro reuniões com estudantes das escolas estaduais Geraldo Melo dos Santos, Prof. José da Silveira Camerino, Maria Ivone Santos de Oliveira, Doutor Fernandes Lima, Maria Das Graças De Sá Teixeira, Miran Marroquim, Princesa Isabel; Prof. Marcos Antonio, Onélia Campelo, Campos Teixeira, Prof. Edmilson de Vasconcelos Pontes e Theonilo Gama. Em cada encontro, os jovens gremistas trouxeram à mesa suas principais demandas, desde problemas estruturais até questões pedagógicas que impactam o dia a dia escolar. Doze solicitações já foram atendidas, graças à dedicação da equipe da Secretaria de Educação (Seduc), provando que a voz dos alunos não só é ouvida, como tem poder transformador.
A secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, destaca a iniciativa do governador Paulo Dantas, que criou um canal direto de comunicação com os estudantes, garantindo-lhes a oportunidade de debater e sugerir melhorias. “Isso é algo inédito em Alagoas. Nenhum outro governador se comprometeu em firmar esse compromisso, passando a se reunir, periodicamente, com os estudantes gremistas da rede estadual. São encontros sempre muito proveitosos, principalmente porque o nosso governador tem esse olhar diferenciado. Por isso é que todos se sentem muito à vontade para expor seus pontos de vista sobre temas diversos, porque é dessa forma que se constrói uma educação cada vez melhor”, avalia a secretária.
Dentre as 12 demandas solucionadas estão a substituição de quatro aparelhos de ar-condicionado na Escola Prof. Edmilson De Vasconcelos Pontes, que há tempos sofria com instalações antigas; a contratação de novos professores na Escola Professora Miran Marroquim para suprir a falta em algumas disciplinas, e a entrega de 30 cadeiras para o refeitório da Escola Prof. José da Silveira Camerino, atendendo a uma demanda urgente dos alunos.
Outras solicitações, tanto estruturais, quanto pedagógicas, estão em andamento e sendo analisadas. O superintendente de Engenharia da Seduc, Lucas Raniery, reforça o impacto positivo dos encontros: “Eles só reforçam a importância desse ‘feedback’ junto aos estudantes e professores, que estão, diariamente, nas escolas. Nem tudo pode ser resolvido de imediato, mas estamos trabalhando intensamente no sentido de atender todas as demandas, para que nossas escolas reúnam todas as condições necessárias ao fortalecimento do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.
Sobre os encontros
Essa iniciativa inovadora nasceu com o Programa Jovem Ouvidor, lançado em julho deste ano, que permite aos alunos da rede estadual enviarem suas sugestões para melhorar o ambiente escolar. Com isso em mente, o governador Paulo Dantas se comprometeu a receber os alunos gremistas de todas as unidades estaduais dos 102 municípios de Alagoas até o final do seu mandato, ouvindo suas vozes e promovendo um verdadeiro protagonismo juvenil na educação.Além das discussões sobre melhorias, os estudantes têm a chance de conhecer de perto a história do estado, com visitas guiadas ao Museu, e também participam de um almoço descontraído com o governador, promovendo um ambiente de troca e convivência. A secretária Roseane Vasconcelos, gestores escolares, o superintendente de Engenharia Lucas Raniery e outros membros da Seduc também estão presentes, garantindo que as demandas sejam levadas a sério e encaminhadas para soluções rápidas e eficazes.
Comentários