No último domingo (09), representantes da Associação Guardiões do Rio Ipanema – AGRIPA, participaram da 1ª Cavalgada em prol da preservação do rio Ipanema.
O presidente da AGRIPA, Ariselmo de Melo, atendeu ao convite da comissão provisória da comunidade de Capelinha, em defesa do rio Ipanema, contra o interesse de empresas de extração de areia, em que a comunidade vê através a exemplos de outros municípios, a devastação e exploração desse recurso tão valioso.
A cavalgada teve concentração na área entre Major Izidoro e Olivença precisamente no pátio do da propriedade do Sr. Bié, no povoado Fazendinha.
O evento contou com a presença de centenas cavaleiros e amazonas, dezenas motociclistas e motoristas.
Todo o grupo saiu da concentração em direção a Praça da Vaquinha, onde aconteceu a primeira parada para reivindicar e protestar contra a ação de retirada de areia, contrária a vontade de toda a comunidade.
A cavalgada seguiu caminho e a última parada foi finalizada onde aconteceram os primeiros protestos contra a extração de areia no povoado Cachoeira dos Elias.
No local se formou uma grande concentração de pessoas as margens do rio Ipanema, ao som de vaqueiros poetas aboiadores de toda a regiam, onde cantavam versos de preservação e repúdio a exploração desenfreada do maior recurso natural da região.
Representantes da AGRIPA participam da 1ª Cavalgada em prol da preservação do rio Ipanema em Major Izidoro
Meio AmbientePor redação com Ariselmo de Melo - presidente da AGRIPA 14/06/2024 - 10h 15min Difulgação/AGRIPA
Comentários