Colunistas: GIRASSÓIS HOLANDESES, LOUCURA E ESCATOLOGIA

Literatura

Por Fábio Soares Campos

Na última terça-feira (19/10), no Parque Shopping Maceió, em Cruz das Almas aconteceu o lançamento da “Exposição Imersiva Van Gogh Live 8k”. A mostra contará com mais de 250 obras do pintor holandês Vincent Van Gogh [30/03/1853 – 29/07/1890]. Projetadas em resolução 8K. O evento que deve ir até domingo (22/10) promete ao visitante uma imersão na obra do artista que aguça os sentidos, visão, olfato, tato e audição. Conta a vida, um tanto curta porém intensa, desse artista que vendeu um único quadro e morreria sem jamais imaginar o quão famoso se tornaria.

Com certeza vamos ter, assim como na Bienal do Livro/2023, um fluxo muito grande, principalmente de estudantes e professores indo do interior pra capital nesses dias. Parada obrigatória de quem vai daqui de Santana do Ipanema pra capital é a Churrascaria Brasil, em Marimbondo. Naquela outra oportunidade paramos ali, e o garçon solícito indagava-nos: Também estão vindo da Bienal?

A loucura de Van Gogh. O site “virusdaarte.net” diz “Existem teorias que Van Gogh era vítima de demência sifilítica ou que sofria de esquizofrenia. Ele nunca deu a impressão de que era um demente. Embora quase não comesse, bebia sempre em excesso. Depois de um dia inteiro debaixo de um sol abrasador e calor tórrido, costumava sentar na varanda de um café, já que não tinha um verdadeiro lar. E os Absintos, Brandies (bebidas alcoólicas) se sucediam rapidamente. Amava a vida de forma apaixonada. Era uma pessoa ardente e boa. By Paul Signac “

Clique Aqui e veja a crônica completa

Comentários