Colunistas: O MUNDO MÁGICO NO IMAGINÁRIO DE UM PRÉ-ADOLESCENTE

Literatura

Por Pe. José Neto de França

Aconteceu na minha linha do tempo no início da década de 70.

Pré-adolescente, bastante tímido, amante da cultura – dentro das limitações que a condição financeira familiar e a Biblioteca escolar e pública ofereciam – estava eu.

Não tinha acesso a TV (minha família não possuía). Em relação aos meios de comunicação social, somente um rádio. Naturalmente, aproveitei esse tempo para colocar um dos meus focos na leitura. Tudo que fosse do ramo literário popular ou erudito que estava ao meu alcance, não deixava passar a oportunidade: livros de bolso com temas diversos (ficção, guerra, faroeste, romances, históricos, terror etc.), desenhos (Tio Patinhas, Donald, Mickey, Superman, Batman, etc.), revistas diversas; clássicos literários (Os lusíadas de Camões, Os irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, Vidas Secas de Graciliano Ramos, O Cortiço de Aloísio de Azevedo, O Ateneu de Raul Pompéia; Amar, verbo intransitivo de Mário de Andrade, Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll... [...] e O Meu pé de laranja lima de José Mauro de Vasconcelos.

É sobre esse último que quero “vadiar”

Sempre que fosse possível, ao ler algum clássico da literatura, escolhia um personagem e me identificava com ele.

Clique Aqui e veja o texto completo

Veja Também:

A CALÚNIA, A INJÚRIA E A DIFAMAÇÃO

Nesse texto, quero falar um pouco sobre esses desvios de personalidade que atinge muitas pessoas, levando-as a atitudes de alto grau de nocividade e que tem muito a ver com a inveja, tema de um texto que redigi outro dia. O invejoso tende a viver também de calúnia, injúria e difamação. Vive algo como uma “síndrome de Dick Vigarista” (expressão minha): conhecido por ser o malvado da “corrida maluca” (antigo desenho animado), sempre tentando ganhar a corrida com trapaças, porém acabava sempre se dando mal.

O Dicionário Wikipédia, assim define (sem levar em consideração a questão jurídica):

CALÚNIA: é um dos crimes contra a honra, e consiste em imputar ou atribuir falsamente a alguém um fato definido como crime. Dentre todos os crimes contra a honra, a calúnia é o mais grave.

A INJÚRIA: é a conduta típica que consiste no ato de ofender a dignidade e o decoro de alguém.

A DIFAMAÇÃO: constitui um dos crimes contra honra, com a sua previsão no art. 139 do Código Penal, consistindo em imputação de fatos ofensivos à vítima.

Clique Aqui e veja o texto completo

Comentários