Dia do Rio Ipanema: Guardiões da AGRIPA realizam plantio de mudas no dia comemorativo ao nosso querido Panema

Meio Ambiente

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MT-AL 1740

Plantio aconteceu às margens do rio Ipanema, próximo ao Poço Grande

A Associação Guardiões do Rio Ipanema realizou nesta sexta-feira (21), o plantio de mudas de Craibeiras nas margens do nosso Panema. Essa ação foi celebrando o Dia do Rio Ipanema, instituído pela Lei nº 922 de 20 de maio de 2014,

Participaram do plantio os guardiões Ariselmo de Melo (Presidente), Fábio Soares Campos, Maria Lúcia Barbosa e José Malta Fontes Neto.

Momento especial e que visou a preservação das margens do nosso Rio Ipanema. Nessa localidade as grandes craibeiras foram arrancadas pela enchente de 2020.

Confiram no vídeo a seguir imagens da ação:




AGRIPA - Associação Guardiões do Rio Ipanema, foi fundada em 10.08.2013, com os fundadores na época: Sérgio Soares Campos, Clerisvaldo Braga das Chagas; Maria Vilma de Lima; Marcello André Souza; Cícero Ferreira Barbosa (saudoso Ferreirinha); Ariselmo Melo e Joana Maria da Silva (saudosa Dona Joaninha).

Atualmente, a Associação Guardiões do Rio Ipanema, é composta: Ariselmo de Melo (Presidente), Sérgio Soares Campos, Maria Edilma Gomes, Charles Cesar dos Santos, Maria Lúcia Barbosa, Josefa Duarte Damasceno Lima, Manoel Messias F. Santos, Izabel Cristina da Silva Santos, Luiz Pedro da Silva, José Malta Fontes Neto.

Desde o início, é formada por um grupo de homens e mulheres trabalhadores nas mais diversas profissões e que se prontificaram a resgatar o rio Ipanema e seus afluentes trechos urbanos, de tantos ataques graves a eles dirigidos.

A AGRIPA, para melhor análise da degradação, dividiu a parte urbana do rio Ipanema em seis trechos, mais os riachos Camoxinga, Salobinho, Salgadinho e Bode, dentro da cidade. Os seis trechos urbanos do Ipanema são: primeiro: do Poço Grande à Barragem; segundo: Da Barragem ao Poço das Mulheres; terceiro: do Poço das Mulheres ao Poço dos Homens; quarto: do Poço dos Homens à Passagem Molhada; quinto: da Passagem Molhada ao Poço do Escondidinho e sexto: do Poço do Escondidinho às Cachoeiras.

A AGRIPA tem como patrono o padre Cícero Romão Batista, o grande defensor da Natureza quando ainda ninguém falava sobre Ecologia.

Desde a sua criação tem tido êxitos em suas ações de denúncias e reivindicações através de Entrevistas e reportagens com emissoras de TVs como TV Gazeta, TV Pajuçara, Verdes Mares e diversos sites de prestigio da região como Maltanet, Sertão 24horas, alagoasnanet e entre outros. Senda premiada em 2014 pelo Instituto do Meio Ambiente e pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos o Prêmio Destaque Ambiental. No mesmo ano também, o Dia do Rio Ipanema foi institucionalizado por intermédio da Lei nº 922 de 20 de maio de 2014.

Essa conquista foi uma das tantas reivindicações da AGRIPA, cujo apelo foi atendido pelo vereador José Vaz que apresentou o projeto de Lei nº 01/2014, aprovado no plenário da Casa Legislativa Tácio Chagas Duarte, cuja lei foi sancionada pelo prefeito Mário Silva.

A AGRIPA vem fazendo seu papel de colaborador nas ações com palestras, visitas e reflorestamento no rio Ipanema e seus afluentes, conscientizando e sensibilizando a população deste fator importante que é a preservação do nosso querido rio Ipanema e qualidade de vida dos seres vivos da região e da população, proporcionando na medida do possível, passeios ciclísticos, trilhas ecologias, piqueniques e eventos culturais. Sempre de braços abertos e a disposição das escolas municipais, estaduais, particulares e entidades.

Podemos citar aqui essas parcerias: as universidades UFAL,IFAL e UNEAL, as Escolas Educação Municipais de Educação Básica Antônio Rodrigues Damasceno, Cleodon Teodósio, Durvalina Cardoso Pontes, Iracema Salgueiro Silva, Ismael Fernandes de Oliveira, José Francisco de Andrade, Maria José de Carvalho, Maria Nepomuceno Marques, Professora Sônia Pereira da Silva, Santa Sofia, São Cristovão, Senhora Santana, Vereador João Francisco Cavalcante, as Escolas Estaduais Ormindo Barros, Laura Chagas, Milênio Ferreira e Rotary, as escolas particulares Carrossel, Monteiro Lobato, São Cristóvão e Ginásio Santana, Câmara de Vereadores, Prefeitura Municipal, Secretarias Municipais de Saúde, Obras e Educação, CORE,CASAL, CRAS, NUCA e entre outros.

Todos os esforços são louváveis quando se fala em um ambiente sustentável e cabe aqui afirmar a preocupação, determinação e a coragem do grupo Guardiões do Rio Ipanema, na busca incessante de presenciar ou pelo menos, deixar um legado de um rio que tanto é amado e querido para as futuras gerações santanense.

Comentários