Livro “Memórias e Reflexões de um filho dos Cangaceiros Corisco e Dadá” é lançado em Santana do Ipanema

Cultura

Por Isis Malta - Jornalista

Solenidade reuniu autoridades, estudiosos do Cangaço, familiares e amigos do santanense Sílvio Hermano de Bulhões

Foi lançado na noite do último sábado (11), na Câmara de Vereadores de Santana do Ipanema, o primeiro livro do economista e professor santanense Sílvio Hermano de Bulhões, intitulado “Memórias e Reflexões de um filho dos Cangaceiros Corisco e Dadá”.

O lançamento oficial reuniu autoridades de toda a região como o deputado estadual Inácio Loiola, o vice-prefeito de Santana do Ipanema, Iury Pinto, o presidente da Câmara Municipal, Moacir Júnior, e grandes estudiosos do tema como o jornalista, escritor e idealizador do canal O Cangaço na Literatura, Robério Santos.

“O livro é uma declaração de amor de um filho para com os seus pais. Declaração sincera de um amor que continua crescente”, afirmou Sílvio Bulhões, contando que ao tomar conhecimento sobre Corisco e Dadá fez questão de registrar todos os fatos e contatos para a sua posteridade.

Em seu discurso, Sílvio lembrou do caminho percorrido até conhecer o amor dos seus pais.


“Primeiro eu os desconhecia, depois passei a conhecê-los, a ter uma certa antipatia, porque as histórias que aqui chegavam eram sobre tragédias, e com a continuação eu aprendi a conhecer profundamente o amor de um pai e de uma mãe”

Sílvio Bulhões - Filho de Corisco e Dadá



Para o deputado estadual Inácio Loiola, o lançamento do livro fica marcado na história de Santana do Ipanema, do sertão, de Alagoas e do Cangaço.


“Os antigos Romanos costumavam marcar os seus dias de glória, dias auspiciosos e de conquistas, com pedra branca. Então trazendo esse entendimento para o dia de hoje, nós vamos marcar 11 de fevereiro de 2023 exatamente com pedra branca. Porque esse livro vem para contribuir, elucidar e desvendar mistérios e mistérios no que diz respeito a esse grande fenômeno social que foi o Cangaço”,

Inácio Loiola - Deputado Estadual


“Santana do Ipanema me recebeu no começo do trabalho que desenvolvo com o Cangaço na Literatura. Foi a primeira cidade fora do meu estado em que gravei. Em 2017 estive aqui gravando sobre o Padre Bulhões, a passagem das cabeças e outras curiosidades”, afirmou Robério Santos, lembrando também da primeira entrevista que fez com Sílvio Bulhões e o carinho de toda a sua família, especialmente da saudosa Dona Lourdes.
Em Memórias e Reflexões de um filho dos Cangaceiros Corisco e Dadá, Sílvio Bulhões registra para a posteridade a sua relação de amor com os seus pais biológicos Christino Gomes da Silva Cleto (Corisco) e Sérgia Maria da Conceição (Dadá), e com aqueles que o acolheram ainda recém-nascido, em Santana do Ipanema, o Padre Bulhões e sua irmã Liquinha.

São 244 páginas de uma leitura leve e de fácil entendimento. Nelas os leitores terão acesso a fatos marcantes como a entrada de Corisco para o bando de Lampião, o seu casamento com Dadá, o nascimento do filho e o sepultamento dos restos mortais de Corisco e Dadá. A história também é registrada em fotos e documentos.

Os interessados em adquirir o livro podem acessar o seguinte link: https://www.swainstituto.com.br/loja, entrar em contato com a SWA Instituto Editora pelo e-mail contato@swainstituto.com.br ou o telefone (82) 99971-0461.

Comentários