Candidatos focam em acusações e discutem poucas propostas no debate para governador de AL

Eleições 2022

Por Roberta Batista, g1 AL

TV Gazeta promoveu último debate antes do 2º turno com Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UNIÃO) na noite desta quinta-feira (27).

O debate do segundo turno entre Paulo Dantas (MDB) e Rodrigo Cunha (UNIÃO), promovido pela TV Gazeta nesta quinta-feira (27), foi marcado por ataques pessoais, acusações de roubo e corrupção e pouca discussão das propostas de governo.

O debate foi dividido em quatro blocos:

Primeiro e terceiro blocos: temas livres;
Segundo e quarto blocos: temas determinados;
No quarto bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.

O clima esquentou já no primeiro bloco. Rodrigo Cunha e Paulo Dantas trocaram ataques e ofensas pessoais. Acusações sobre apadrinhamento político, a operação Edema e as relações familiares acirraram os ânimos. O bloco chegou ao fim sem apresentação de propostas.

No segundo bloco, mesmo com temas pré-determinados, os candidatos continuaram com os ataques pessoais e acusações. Dantas acusou Rodrigo Cunha de ter acionado a Justiça Eleitoral para interromper a distribuição de cestas básicas pelo governo estadual durante o período eleitoral. Cunha rebateu com acusações de que Paulo Dantas era chefe de uma organização criminosa na Assembleia Legislativa de Alagoas quando era deputado estadual.

Em um dos poucos momentos de trégua, Rodrigo Cunha apresentou propostas para o turismo sustentável.

"O turismo em Alagoas já é sustentável por si só, por suas belezas naturais e é isso que nós vamos implementar. Fazer uma interligação entre as regiões para que o visitante aqui encontre o turismo religioso, o ecoturismo. Para que os municípios conversem entre si, que se tenha uma infraestrutura boa para receber o turismo e dessa forma, nós vamos criar as primeiras escolas técnicas de formação e capacitação no estado para jovens e adultos que queiram se profissionalizar de acordo com a vocação da região", disse Rodrigo Cunha.

O candidato do UNIÃO também prometeu que vai criar a Secretaria do Turismo com indicação do trade turístico por meio de uma lista tríplice.

Já Paulo Dantas expôs a propostas para a saúde pública como manutenção e criação de hospitais.

"Nós construímos mais sete hospitais e eu estou construindo outros três hospitais, o Hospital do Idoso, o de Palmeira dos Índios e o de Arapiraca, e vou construir o Hospital do Câncer. Eu vou também, através do Programa Mais Médicos, levar médicos para todas regiões do estado de Alagoas para cuidar de você que precisa de médico, para cuidar de você que é mais humilde. Nós temos em quase todos os municípios, em muitas regiões, os CAPs (Centros de Atenção Psicossocial) e nós já trabalhamos em parceria com os municípios de Alagoas, auxiliando, encaminhando recursos para tratar das pessoas com problemas mentais", disse Paulo Dantas.

Porém, os candidatos logo voltaram aos ataques e acusações no terceiro bloco. Em outro momento, Paulo Dantas afirmou que vai dar continuidade à obra do Canal do Sertão e Rodrigo Cunha disse que vai criar escolas técnicas rurais.

Durante os ataques a Rodrigo Cunha, Paulo Dantas também não poupou críticas à gestão do ex-governador Teo Vilela Filho (PSDB).

No último bloco, os candidatos fizeram as considerações finais.

Cliqua Aqui e veja mais informações no Portal G1 Alagoas, inclusive as considerações finais dos candidatos.

Comentários