Santana é o primeiro município do Sertão a realizar Curso de Primeiros Socorros para profissionais da Educação

Educação

Por rRedação com ASCOM Santana do Ipanema

A Prefeitura de Santana do Ipanema, por meio da Secretaria Municipal de Educação realizou a abertura do Curso de Primeiros Socorros para profissionais da rede municipal de Educação, cumprindo a Lei Lucas (Lei Nº 13.722), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

A necessidade dessa lei ficou evidenciada depois de um acidente que ocorreu com Lucas Begalli, uma criança de apenas 10 anos de idade, que perdeu a vida em um simples passeio escolar por asfixia mecânica e essa fatalidade poderia ter sido evitada se houvesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis.

Com isso, o município sai na frente e é o primeiro do Sertão a realizar o curso. Essa é uma importante iniciativa que visa segurança e saúde no ambiente escolar.


A abertura aconteceu na Quadra da Escola Municipal de Educação Básica José Francisco de Andrade e contou com as presenças da prefeita Christiane Bulhões, do presidente da Câmara de Vereadores, Moacir Júnior, da vereadora Eliana Fofa, dos Secretários Municipais Renilde Bulhões (Governo), Júnior Genuíno (Educação), Marcelo Melo (Infraestrutura), Vera Araújo (Assistência e Desenvolvimento Social), do chefe de Gabinete, Jorge Santana, além de diretores, coordenadores e profissionais da Educação.


Durante a solenidade de abertura aconteceu palestras do psicólogo Ilton Filho, que falou sobre “A Mágica do Trabalho em Equipe“ e da coordenadora do Curso, professora Hulda Alves, que abordou a Lei Lucas.

Christiane Bulhões reforçou a importância da realização do curso para garantia de mais segurança, saúde, qualificação e tranquilidade. “Como prefeita, profissional da área da saúde, professora e mãe me sensibilizo com a causa e reforço a importância dessa iniciativa pioneira para que possamos garantir mais segurança, saúde, qualificação e tranquilidade para toda a comunidade escolar.


O curso terá um total de 20h de carga e será realizado pór meio do Instituto IDESNE, com aulas práticas e teóricas nas Escolas Municipais com intuito de repassar procedimentos em caso de acidentes para reverter a situação até que a assistência médica chegue. Conhecimento e domínio são essenciais na prática dos profissionais da Educação.

Comentários