Aconteceu no último sábado(20) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, são os menores de 15 anos.
Em Santana do Ipanema todas as unidades de Saúde foram abertas para atender a população. Na Praça Adelson Isaac de Miranda foi montada uma tenda para atender os transeuntes e a comunidade do bairro do Monumento.

Momento na Praça Adelson Isaac de MIranda
Os associados do Rotary Club de Santana do Ipanema José Malta Fontes Neto (presidente 2022/2023), Cheops Araújo Malta (coordenador de Imagem Pública do Clube e do Distrito) e Iury Pinto e Silva – associado e vice-prefeito, estiveram na praça e na sequência foram ao Conjunto Leopoldo Oliveira, onde visitaram famílias buscando a conscientização sobre a importância da vacinação. Os rotarianos foram acompanhados pelas Agentes Comunitárias de Saúde Denise e Erika, assim como o Jandersom e Olívia.
Na Praça Adelson Isaac de Miranda registramos as presenças da prefeita Christiane Bulhões, secretário Marcelo Melo, secretária de Saúde Sibele Arroxelas, vereadoras Eliana Fofa e Tanila Almeida, e os vereadores Moacir Júnior (presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema) e Mário do Laboratório.
Os rotarianos elogiaram o trabalho da equipe da saúde , especialmente ao ACS Cícero, pois em todas as residências visitadas, quando as crianças não estavam vacinadas, os responsáveis estavam conscientes e se preparando para irem ao PSF da Lagoa do Junco para tal mister.
Após as visitas as casas a equipe foi até o PSF da Lagoa do Junco e constatou a excelente movimentação, inclusive um dado interessante: os pais, e não as mães, levando seus filhos para a imunização. Também ficou registrado a atualização das vacinas.
Rotary e a erradicação da Pólio no mundo
O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, reduzimos os casos de pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.
Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.
Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.
Comentários