Rotarianos de Santana do Ipanema participam do Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação

Saúde

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL 1740

Mãe apresenta o cartão de vacinação devidamente atualizado

Associados e servidores da Saúde visitam famílias no Conjunto Leopoldo Oliveira

Aconteceu no último sábado(20) o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Multivacinação de 2022. A imunização contra a poliomielite é destinada às crianças menores de 5 anos. Já o público-alvo da multivacinação, para a atualização das vacinas de rotina, são os menores de 15 anos.

Em Santana do Ipanema todas as unidades de Saúde foram abertas para atender a população. Na Praça Adelson Isaac de Miranda foi montada uma tenda para atender os transeuntes e a comunidade do bairro do Monumento.

Momento na Praça Adelson Isaac de MIranda


Os associados do Rotary Club de Santana do Ipanema José Malta Fontes Neto (presidente 2022/2023), Cheops Araújo Malta (coordenador de Imagem Pública do Clube e do Distrito) e Iury Pinto e Silva – associado e vice-prefeito, estiveram na praça e na sequência foram ao Conjunto Leopoldo Oliveira, onde visitaram famílias buscando a conscientização sobre a importância da vacinação. Os rotarianos foram acompanhados pelas Agentes Comunitárias de Saúde Denise e Erika, assim como o Jandersom e Olívia.

Na Praça Adelson Isaac de Miranda registramos as presenças da prefeita Christiane Bulhões, secretário Marcelo Melo, secretária de Saúde Sibele Arroxelas, vereadoras Eliana Fofa e Tanila Almeida, e os vereadores Moacir Júnior (presidente da Câmara Municipal de Santana do Ipanema) e Mário do Laboratório.

Os rotarianos elogiaram o trabalho da equipe da saúde , especialmente ao ACS Cícero, pois em todas as residências visitadas, quando as crianças não estavam vacinadas, os responsáveis estavam conscientes e se preparando para irem ao PSF da Lagoa do Junco para tal mister.

Após as visitas as casas a equipe foi até o PSF da Lagoa do Junco e constatou a excelente movimentação, inclusive um dado interessante: os pais, e não as mães, levando seus filhos para a imunização. Também ficou registrado a atualização das vacinas.

Rotary e a erradicação da Pólio no mundo

O Rotary trabalha para erradicar a pólio há mais de 35 anos e o alcance do nosso objetivo de livrar o mundo dessa doença está mais próximo do que nunca.

Como parceiro fundador da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, reduzimos os casos de pólio em 99,9% desde o nosso primeiro projeto de vacinar crianças nas Filipinas, em 1979.

Os associados do Rotary doaram mais de US$2,1 bilhões e incontáveis horas de trabalho para proteger cerca de três bilhões de crianças da paralisia infantil em 122 países. Os esforços de sensibilização do Rotary contribuíram para obtermos o apoio governamental de diversos países, os quais destinaram mais de US$10 bilhões à causa.

Hoje, a pólio permanece endêmica em apenas dois países: Afeganistão e Paquistão. Mas é crucial continuarmos trabalhando para manter outros países livres dela. Se todos os esforços de erradicação parassem hoje, dentro de 10 anos, a doença poderia paralisar até 200.000 crianças por ano.
Conheça a história da erradicação da pólio e do Rotary

A MULTIVACINAÇÃO
O Ministério da Saúde destaca a necessidade de obter uma alta cobertura vacinal para que doenças erradicadas, como poliomielite, não voltem a ser registradas no país. No mundo todo, as coberturas caíram durante a pandemia de COVID-19.

A campanha foi aberta no dia 8 de agosto e vai até 9 de setembro em todo o Brasil, envolvendo a aplicação de doses das 18 vacinas que compõem o Calendário Nacional de Vacinação da criança e do adolescente.

A mobilização nacional será neste sábado, mas estados e municípios têm autonomia para definir datas adicionais. O objetivo é alcançar cobertura vacinal igual ou maior que 95% para a vacina da poliomielite na faixa etária de 1 ano a menores de 5 anos, além de reduzir o número de não vacinados entre crianças e adolescentes menores de 15 anos.

As vacinas disponíveis são: Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), Tetraviral (sarampo, rubéola, caxumba e varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus humano).

Estarão disponíveis para os adolescentes, as vacinas HPV, dT (dupla adulto), Febre amarela, Tríplice viral, Hepatite B, dTpa e Meningocócica ACWY (conjugada).

A imunização contra a covid-19 também está em andamento e as vacinas poderão ser administradas de maneira simultânea com as demais do Calendário Nacional, na população a partir de três anos de idade. Também não há necessidade de aguardar intervalo mínimo entre a vacina contra a covid-19 e outras da campanha.

Poliomielite

Para a campanha contra a poliomielite, o público-alvo são as crianças menores de cinco anos de idade, totalizando mais de 14,3 milhões de pessoas, sendo que as crianças menores de 1 ano deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para o esquema básico.

As crianças de 1 a 4 anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico.

Todos os imunizantes que integram o Programa Nacional de Imunização são seguros e estão registrados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/saude/noticia/2022-08/hoje-e-o-dia-d-de-vacinacao-contra-polio-e-de-multivacinacao

Comentários