Escritor santanense lança livros durante o IV Letras no Sertão

Literatura

Por José Malta Fontes Neto - Jornalista MTE/AL - 1740

Luiz Antônio de Farias, capiá lançou dois livros no evento

Na última quinta-feira (12) o escritor santanense Luiz Antônio de Farias, capiá, lançou dois livros no IV Letras no Sertão, evento promovido pelo Instituto Federal de Alagoas – IFAL, campus Santana do Ipanema.

Os livros lançados foram: IFAL (EX-CEFET) Santana do Ipanema: a vitória da persistência (Qgrafica 2012) e Nossa História tem que ser contada (SWA Instituto 2021).

O lançamento reuniu discentes e docentes da instituição num projeto literário desenvolvido pelo IFAL, com a coordenação dos professores Leonardo Siqueira Antônio (sociologia) e Odair José Silva dos Santos (Língua Portuguesa).

A principal obra lançada - IFAL (EX-CEFET) Santana do Ipanema: a vitória da persistência, conta a trajetória de luta da comunidade santanense para a implantação do IFAL em nossa terra. Luta essa desenvolvida sob a liderança do autor – Luiz Antônio de Farias, capiá -, e os muralísticas do Portal Maltanet.

No lançamento, representando todos os muralistas do Portal Maltanet estiveram: Capiá, José Malta, Sibele Arroxelas e o Pe. José Neto de França.

Ressaltamos o apoio irrestrito do prof. Dr. Gilberto da Cruz Gouveia Neto – diretor do IFAL Campus Santana do Ipanema com a presença no evento quanto a divulgação dessa obra na instituição sob sua direção.

“Quero externar a minha alegria em estar aqui falando para vocês de algo que me deixa feliz. A realização do nosso propósito que foi a implantação do IFAL em minha terra. Este livro é o registro da nossa luta, que não deve ser esquecida” – destacou Luiz Antônio, capiá em sua fala.

O diretor do Portal Maltanet – jornalista José Malta Fontes Neto também usou da palavra para transmitir a mensagem do escritor Francisco de Assis Farias (Shiko Farias) que também lançou seu livro Riscos & Rabiscos no evento e reforçou pontos importantes no livro do Capiá.

LUIZ ANTONIO DE FARIAS, capiá

Luiz Antônio de Farias, cognominado capiá, filho de José Vieira de Farias e Aristhea Vieira de Farias, nasceu no dia 30 de setembro de 1943 em Santana do Ipanema-Alagoas, sendo o quarto de uma numerosa prole de doze filhos.

Estudou o curso primário no Grupo Escolar Padre Francisco Correia, o curso ginasial no Ginásio Santana e o curso técnico comercial na Escola Técnica do Comércio Santo Tomaz de Aquino, todos os educandários em sua cidade natal.

No campo laboral, trabalhou como balconista numa loja de calçados denominada Casa Ideal, na mesma localidade, e, por aprovação em concurso, exerceu suas funções profissionais no Banco do Brasil em Santana do Ipanema, em Barreiros e, posteriormente, em Recife – estas no estado de Pernambuco – até sua aposentadoria em março de 1993.

Casou-se com Maria José Silva de Farias, natural de Jacaré dos Homens-Alagoas e, da união, nasceram Maria Luíza e Jorge Luiz, ambos na cidade do Recife.

No campo literário pertence à Academia Santanense de Letras Ciências e Artes, ocupante da cadeira n 01, cujo patrono é Dr. Adelson Isaac de Miranda, em razão da autoria dos livros “Saudade, Meu Remédio é Contar (Qgrafica 2010), “IF-AL – A Vitória da Persistência (Qgrafica 2012), A Saga da Família Sorriso (SWA Instituto Editora 2013) e Nossa História tem que ser contada (SWA Instituto Editora, 2021)

IF-AL (EX-CEFET) DE SANTANA DO IPANEMA: a vitória da persistência

Obra publicada pela Qgrafica em 2012. Neste livro o escritor Luiz Antônio de Farias, capiá aborda toda a dinâmica para a implantação do Instituto Federal de Alagoas em Santana do Ipanema.

O autor tomou conhecimento em 2007 de que o Ministério da Educação e Cultura – MEC implantaria 150 (cento e cinquenta) novas unidades do CEFET, quatro delas no Estado de Alagoas.

Assim sendo o autor, integrante do quandro de Muralistas do Portal Maltanet, espaço destinado a interação de Santanenses espalhados pelo Brasil, quando não existia as redes sociais, publicou nesse espaço o teor da portaria do MEC e desencadeou um movimento visando que uma dessas unidades chegasse a nossa terra.

No livro o autor reproduz todas essas mensagens e matérias especiais, documentos desde o inicio do movimento até a concretização do sonho.
Vale a pena todos, corpo docente, discentes, técnicos e demais integrantes do IFAL Santana do Ipanema tomar conhecimento desse processo.

IV LETRAS NO SERTÃO

o evento IV Letras no Sertão organizado pelo Instituto Federal de Alagoas - Campus Santana do Ipanema Teve como proposta despertar e estimular a educação através da arte e literatura na comunidade de Santana do Ipanema.

O referido evento aconteceu no período de 12 a 14 de maio do corrente ano, no Campus Santana do Ipanema – IFAL, e na praça Dr. Adelson Isaac de Miranda, no bairro do Monumento, com a participação de 350 discentes do instituto.

Em sua quarta edição, o Letras no Sertão comemorou dois centenários: da cultura luso-brasileira: do autor português e prêmio Nobel em Literatura, José Saramago; e da semana de arte moderna de 1922, que inaugurou o modernismo no Brasil.

Como atividades, foram feitas palestras, divulgação de autores com suas obras, feira literária, feira cultural e de artesanato, caminhada literária e um show com artistas locais

Comentários