Tudo começou, ao presenciar meu neto Thômas [11 anos de idade], descascando uma banana para comer. Percebi-o tirando aqueles filamentos que ficam estre a casca e a polpa. Curiosidade aflorada, busquei a maior fonte [desde que não falte energia elétrica!] do saber, da ciência e da informação, o Google!
Caramba! Tinha tudo lá, pergunta e resposta: “VOCÊ TIRA AQUELES FIOZINHOS QUE FICAM GRUDADOS NA BANANA QUANDO VOCÊ DESCASCA? O nome dos fios é Floema, não devem ser jogados fora. Neles estão os nutrientes e vitaminas da banana de modo mais concentrado. É o responsável por alimentar a banana enquanto ela cresce. É como se fosse o cordão umbilical. Mas não é para comer só os fiozinhos. Coma junto com a fruta.”
Esse último comentário do autor do texto [nutrólogo britânico Nicholas D. Gillitt] trouxe-me, dos meus tempos de infância, uma piada, sem graça até. Mas, lá vai assim mesmo: “O caipira na feira, estava com muita fome. Comprou uma dúzia de bananas. Era tanta a fome que disse: -Vou comer primeiro as cascas. Quando chegou a vez do fruto, já estava farto.”
O site: sonoticiaboa.com.br continua: “Benefícios da banana: Rica em Potássio, Fonte de Fósforo, rica em Magnésio, antidepressivo natural, contém triptofano, que atua no processo de recuperação do depressivo. Responsável por fortalecer o nosso organismo como um todo. Protegendo músculos, proporcionando uma maior resistência física, e de quebra, fortalecendo o nosso coração.”
Clique Aqui e veja a crônica completa
Colunistas: UMA CRÔNICA BANANA!
LiteraturaPor Fábio Soares Campos 27/02/2021 - 20h 15min https://belezaesaude.com/beneficios-banana/
Comentários