Santanenses tomam posse na Academia Brasileira Rotária de Letras

Literatura

Por Isis Malta, com assessoria

Acadêmicos José Malta Fontes Neto e Bartolomeu Barros

Constituição da Abrol em Alagoas acontece nesta sexta (22), em cerimônia virtual

Alagoas passa a contar a partir desta sexta-feira (22) com uma seção da Academia Brasileira Rotária de Letras, que terá sede na capital, Maceió. Entre os 12 acadêmicos fundadores que assumirão as cadeiras estão os santanenses Bartolomeu Barros e José Malta Fontes Neto. A cerimônia virtual acontece a partir das 20h, por meio da plataforma Zoom.

De acordo com Marly Ribeiro, presidente do Rotary Club de Maceió-Pajuçara e acadêmica fundadora da Abrol, a entidade contribuirá, por todos os meios, para construir, reconstruir e preservar a memória e a história do Rotary no estado. “Vamos procurar criar um acervo documental contendo biografias, artigos, fotos, trabalhos, publicações sobre o Rotary International, os rotarianos, familiares e ações humanitárias desenvolvidas pela organização mundial”, destacou.

Os santanenses José Malta e Bartolomeu Barros têm como patronos Adelson Isaac de Miranda e Domício Silva, respectivamente. José Malta faz parte da primeira diretoria da entidade, como vice-presidente. “Para nós, santanenses, é uma alegria imensa poder fazer parte dos acadêmicos fundadores da ABROL/AL, pois estamos juntos com grandes rotarianos e rotarianas em busca da preservação da história do Rotary nas terras alagoanas. Eu e Bartolomeu Barros também estamos muito orgulhosos por poder representar o Rotary Club Santana do Ipanema nessa importante entidade”, declarou.

Neste primeiro momento, 12 rotarianos de Maceió, Arapiraca, São Miguel dos Campos, Santana do Ipanema e Penedo assumem como acadêmicos fundadores e outros três como honorários. “A partir deste ato vamos começar a desenvolver um trabalho para atingir as 40 cadeiras no total, de acordo com o nosso estatuto que já está pronto”, afirmou Marly Ribeiro, uma das coordenadoras da entidade que irá ocupar a Cadeira nº 01.

Somente rotarianos podem participar e a função básica da Abrol, segundo Marly, é promover a cultura, estimular e desenvolver estudos e produções literárias, artísticas e socioculturais sobre o Rotary, seus objetivos, serviços e atividades. “Vamos desenvolver ações de preservação do meio ambiente, ações sociais de natureza cultural, bem como realizar intercâmbio com parceiros que se identifiquem com os nossos ideais”, completou Marly.

Serão acadêmicos fundadores da Abrol, seção de Alagoas, os seguintes rotarianos: Marly Ribeiro de Souza Aprígio, José Malta Fontes Neto, José Firmino de Oliveira, Carlos Augusto Carvalho de Bulhões, Everton Esperidião de Melo, Maria de Lourdes Veras Amorim, José Geraldo Dantas Santos, Bartolomeu Barros, José Coelho Neto, Maria de Lourdes Ribeiro, Luiz Eugênio Lessa Bulhões e José Roberto Santos. Anacyr Paim, André Ribeiro Aprígio e Geraldo Leite serão os três honorários constituídos.

Comentários