O Boletim Alagoano de Políticas Públicas para o Enfrentamento da Covid-19, divulgado nesta segunda-feira (21), aponta que a pandemia exige ainda cautela dos alagoanos. Após semanas em queda, o número de novos casos voltou a aumentar e isso refletiu no índice reprodutivo efetivo (Rt) relacionado à transmissão do novo coronavírus.
De acordo com os pesquisadores, na última semana, foi registrado um aumento de 23% de novos casos em relação ao período anterior, o que corresponde a um incremento de 356 casos. "Após quatro semanas de queda, o número de novos casos de Covid voltou a aumentar em Alagoas ao longo da 38ª SE, o que refletiu no aumento do número reprodutivo efetivo (Rt) relacionado a transmissão do novo coronavírus que, após um período superior a 30 dias em queda, voltou a ser maior que 1", explicam os pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (Ufal).
Os pesquisadores utilizaram informações do Observatório de Síndromes Respiratórias da UFPB que revela que, em 20 de setembro, o Rt de Alagoas era igual a 1,12 e sua média móvel, considerando os últimos quatorze dias, era 0,96, o que indica uma tendência de crescimento do referido parâmetro. "Já em relação aos óbitos, o estado manteve a tendência observada desde o início de julho, registrando queda de 12% na última semana".
O boletim ressalta que, apesar de o aumento acender o sinal de alerta, no sentido de compreender as causas dessa mudança e agir para evitar novas expansões, ainda não é possível interpretá-lo imediatamente como consequências das aglomerações que vêm sendo observadas ao longo das últimas semanas, como no feriado de 7 de setembro, Dia da Independência
O aumento no número de casos foi observado em seis regiões (1ª, 3ª, 4ª, 6ª, 7ª e 9ª) - que envolvem municípios de parte da Região Metropolitana de Maceió, da Zona da Mata, Sertão e Agreste. Já Maceió e Arapiraca, que na semana passada registraram aumento no número de novos casos, apresentaram comportamentos distintos na 38ª SE. Enquanto Arapiraca registrou queda de 42%, tendo registrado 178 novos casos, em Maceió foram notificados 571 casos, semelhante ao quantitativo da semana anterior.
Casos novos de Covid e transmissão aumentaram em AL, apontam pesquisadores
SaúdePor Regina Carvalho | Portal Gazetaweb.com 21/09/2020 - 20h 35min Imagem Ilustrativa
Comentários