Centro Cultural do Sertão realiza mais uma reunião ordinária e empossa novo associado honorário

Cultura

Por Redação

Escritor, jornalista e professor José Malta recebendo o título de associado honorário do Centro Cultural do Sertão

A tarde de sábado (22), antevéspera de São João foi festiva para o Centro Cultural do Sertão, instituição de pesquisa e cultura, sem fins lucrativos, instituída pelo professor dr. Tobias Medeiros com sede em Poço das Trincheiras.

Neste dia aconteceu uma reunião ordinária e na oportunidade foi concedido o título de associado honorário ao escritor, jornalista e professor José Malta Fontes Neto pelos relevantes serviços prestados a instituição no tocante a difusão das atividades do centro e a dinâmica em prol da cultura e da literatura no sertão alagoano.

Esse aspecto, junto com a biografia do homenageado foi apresentado pelo professor dr. Tobias Medeiros, que na sua fala agradeceu ao empenho desse cidadão que vislumbra dias melhores para o nosso povo com a preservação da cultura, da literatura e da história de nossa gente.

O escritor, jornalista e professor José Malta Fontes Neto fez uma fala de agradecimento pela honraria e destacou que é um das maiores homenagens recebidas, haja vista a hombridade, seriedade e caráter do prof. dr. Tobias Medeiros, profundo conhecedor da instituições de cultura e literatura de Alagoas, tal é sua capacidade que é associado efetivo das três principais academias do estado: Academia Alagoana de Letras, Academia Maceioense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Além de ser homenageado por diversas outras instituições como Academia Santanense de Letras, Ciências e Artes – ASLCA.

José Malta agradeceu a presença dos seus filhos Cheops Malta, Isis Malta, Mariana Agra e da sobrinha Kalyne Rayra, aos familiares do professor Tobias Medeiros e aos agora companheiros do Centro Cultural do Sertão, como também ao amigo escritor e professor Antônio Machado, que momentos antes da reunião brincou com a pocense mais famosa e primeira professora do município, a servidora pública aposentada Margarida.

Após a homenagem alunos da EJA da Escola Estadual Professora Josefa de Souza Lima, de Poço das Trincheiras, pioneiros nos trabalhos do livro "IPANEMA - 2ª Edição", do professor dr. Tobias Medeiros, fizeram apresentações de trabalhos, coordenados pela professora Maria Inês Mariano. Os trabalhos foram direcionados de acordo com a nova proposta do livro.

Um momento especial foi quando um jovem estudante e filho de pescador emocionou a todos relatando da história do seu pai em preservar as tradições na confecção de tarrafas, objeto usado pelos ribeirinhos do Ipanema, para pescarias em épocas de cheias. O estudante apresentou uma tarrafa que ele inciou especialmente para esse encontro.

Ao final das apresentações foi exibido um vídeo com imagens do lançamento do livro “Ipanema” no Maceió Mar Hotel na capital alagoana.

O evento foi finalizado com o tradicional coffe break e a confraternização entre os presentes.

Comentários