Alunos Vinicius Teodósio e Jordana Vieira voltam do Paraguai com título histórico
Avaliar como a monitoria exerce um importante papel no desenvolvimento e contribui para formação de sujeitos ativos da aprendizagem. Foi com esse projeto intitulado ?O aluno monitor: o desafio de constituir sujeitos ativos na sala de aula de Língua Portuguesa? que os alunos José Vinicius Teodósio de Lima e Jordana Vieira Soares Silva, da 4º Ano do Curso Técnico de Nível Médio em Agropecuária, levaram a marca do IFAL Campus Santana do Ipanema para fora do país. O projeto teve a orientação da professora Kathia Maria Barros Leite, da área de Língua Portuguesa, que viu nas monitorias a possibilidade de melhorar a qualidade do ensino da língua na região.Nascido do anseio de colaborar para a formação dos futuros ingressantes no campus, o projeto consiste na oferta de aulas de Língua Portuguesa, desenvolvidas pelos monitores, para estudantes da 9º Ano do Ensino Fundamental II, das escolas da rede pública de ensino dos municípios de Santana do Ipanema e Poço das Trincheiras, como forma de investigar se tal prática pedagógica eleva o índice de aprendizagem, diminuindo os impactos da má qualidade da formação recebida por tais alunos, oriundos de instituições públicas.
O resultado de tanto trabalho foi histórico: em Encarnación, sudeste do Paraguai, o projeto conquistou o primeiro lugar na X FECITEC, um tradicional evento no país, que recebe trabalhos de México, Argentina, Peru e Brasil. Realizado na Escola Girassoles, a feira estabelece um importante marco na atuação do IFAL Santana, que com o resultado tem seu trabalho reconhecido fora do Brasil.
O feito trará ainda mais reconhecimento com a premiação dos alunos, que receberam uma credencial para participarem da Expociências Nacional, no México em 2018. Concorriam com o projeto do Campus, ideias inovadoras do público infanto-juvenil, mas na categoria Ciências Sociais nosso trabalho obteve excelente avaliação.
Comentários