Santa Missa, Procissão Solene e Bênção do Santíssimo encerram a festa de N. Sra. da Assunção em Santana

Religião

Por José Malta Fontes ? Jornalista MTE/AL 1740

Na tarde deste domingo (20) aconteceu na Capela da Sagrada Família no bairro do monumento, em Santana do Ipanema, o encerramento da Festa de Nossa Senhora da Assunção.

O tríduo alusivo a Nossa Senhora da Assunção teve início na quinta-feira (17), com a realização de Celebrações Eucarísticas todas na Capela da Sagrada Família.

No domingo o Padre Jacyel Soares Maciel presidiu a Celebração Eucarística que foi concelebrada pelo diácono Clebson que foi o pregador.

Clique no play e ouça o áudio da pregação:

Logo após aconteceu a solene procissão que percorreu algumas ruas do bairro do Monumento.

No retorno da procissão aconteceu a Benção do Santíssimo Sacramento e encerramento da festa.

Pelo sexto ano consecutivo cavaleiros, integrantes do grupo Tropeiros das Estradas, vindos da cidade de Viçosa com apoio de santanenses vieram em cavalgada saíndo daquela cidade com destino a Santana do Ipanema. Participaram da procissão com a imagem e bandeira de Nossa Senhora da Assunção.

Segundo santanense Mozart Brandão Barros, um dos idealizadores da cavalgada, esse ato refaz o caminho percorrido pela imagem de Nossa Senhora da Assunção nos primórdios do século XX. Ela chegou de navio ao porto de Maceió, depois seguiu até Viçosa de trem e o Monsenhor Capitulino de Carvalho, acompanhado de outros cavaleiros a trouxeram para Santana do Ipanema. ?Há seis anos fazemos exatamente o percurso feito pela imagem primeira trazida para nossa terra? ? disse o professor Mozart Brandão.

Festa da Assunção de Maria


A festa da Assunção de Maria, dogma da Igreja proclamado pelo Papa Pio XII, deu origem a devoção a Nossa Senhora da Assunção, celebrada a 15 de agosto, enquanto que a festa litúrgica é celebrada no domingo imediatamente posterior a essa data. 

A Assunção de Nossa Senhora não se encontra na Sagrada Escritura, mas foi transmitida pelos cristãos oralmente e escrita por séculos.

Vários Santos Papas da Igreja e São João Damasceno referem que a ?dormição? de Nossa Senhora (como foi chamado sua morte) foi suave e foi assistida por vários discípulos e entre eles estava São Dionísio que narrou os fatos.

Contam que os Apóstolos foram levados para Jerusalém na noite anterior ao desenlace de Nossa Senhora.

O Apóstolo São Tomé chegou 3 dias depois e pediu para ver o corpo de Nossa Senhora, quando retiraram a pedra do túmulo, o corpo já não se encontrava lá. Os Anjos retiraram seu corpo imaculado e o transportaram ao céu, pois como seu Filho ressuscitara ao terceiro dia..

Esses relatos foram encontrados nos escritos dos Santos Padres e Doutores da Igreja, dos primeiros séculos e relatados no Concílio geral de Calcedônia, em 451.

Em 1º de Novembro de 1950 pela Constituição Apostólica do Papa Pio XII ? Munificientissimum Deus ? Definição do Dogma da Assunção de Nossa Senhora em corpo e alma ao céu.
Fonte: https://saopio.wordpress.com/2009/08/14/15-de-agosto-assuno-de-nossa-senhora ? Acesso em 22/08/2017 ? 11h50min.

Comentários