Estudo mostra que houve redução nos últimos meses no número de devedores.
Cerca de 909.532 consumidores alagoanos, ou seja, 41,8%, das pessoas que possuem vínculo formal com o sistema de crédito do país estão inadimplentes. A informação divulgada na terça-feira (15) é do Indicador Serasa Experian de Inadimplência do Consumidor, que mostra uma redução no número de devedores no país.Em maio deste ano a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) apontava que 73,2% dos consumidores da capital alagoana acumulavam dívidas com o sistema financeiro de crédito.
Segundo o estudo do Serasa Experian a redução no número de inadimplentes no país em comparação ao mesmo período de 2016 foi motivada pela queda da inflação, a redução das taxas de juros e o ingresso de recursos do FGTS na economia.
Diante do cenário de inadimplência, especialistas do Serasa recomendam que os consumidores busquem alternativas para negociar a quitação do débito.
Confira dicas dos especialistas da Serasa para as contas atrasadas:
1. Renegocie as dívidas de maneira que as novas parcelas da renegociação caibam no bolso e, somadas aos débitos já existentes (desconsiderando o imobiliário), não ultrapassem 20% da renda mensal.2. Prepare-se antes de renegociar: coloque na ponta do lápis todas as despesas fixas e as contas já assumidas ou previstas. Assim, é possível saber o quanto está disponível para pagar a nova dívida que será renegociada, escolhendo quais as condições e formas de pagamento que melhor se encaixam no orçamento.
3. O consumidor inadimplente com direito ao resgate do FGTS deve utilizar ao menos parte do valor recebido para quitar dívidas pendentes.
4. Use o crédito mais barato para pagar dívidas mais caras: um crédito consignado poderá ser a saída para as parcelas atrasadas do cartão de crédito ou do cheque especial, por exemplo.
Fonte:
http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/inadimplencia-atinge-418-dos-consumidores-alagoanos-expoe-serasa.ghtml
Acesso em 16/08/2017 - 11h52min
Comentários