Agricultores devem ficar atentos a pouca chuva no Sertão de Alagoas

Geral

Do G1 AL, com informações da TV Gazeta

Meteorologista Carlos Molion

Meteorologista diz que atraso na quadra chuvosa é um dos fatores.
Chuva será concentrada no litoral alagoano.


Este ano a quadra chuvosa começou atrasada em Alagoas. A previsão dos meteorologistas é de que venha menos chuva em julho e agosto. Um motivo de preocupação para os produtores do Sertão, já que será arriscado plantar nesse cenário.

De acordo com o meteorologista Carlos Molion, nas décadas de 1950 até 1970, a quadra chuvosa, estação chuvosa no Nordeste do país, iniciava no final de abril para o começo de maio. Mas esse ano, as chuvas só iniciaram no final do mês de maio.

?A tendência é que as chuvas estiquem até o mês de agosto. Haverá chuva acima do limite no litoral, mas no Agreste ficará na média. Já no Sertão, a previsão é de pouca chuva, cerca de 300 a 400 mm?, afirma.

Ainda segundo o especialista, a redução de chuva no Sertão é de 30%, e isso não anima os produtores. ?Quem for plantar vai se arriscar muito. Sugiro que plantem sorgo [planta da mesma família do milho e que serve para alimentar o gado], porque ele consegue sobreviver com pouca chuva?, afirma o meteorologista, Carlos Molion.

Clique Aqui e veja o vídeo com a entrevista do metereologista Carlos Molion

Comentários