Deputado Inácio Loyola participa da Festa de Bom Jesus dos Navegantes em Pão de Açúcar

Política

Por: Marcello Fausto

Deputado Inácio Loyola, prefeito de Pão de Açúcar Jorge Dantas e amigos.

O tradicional, o religioso , cultural e o profano levaram a orla da cidade ribeirinha de Pão de Açúcar no último domingo dia 12, cerca de mais de 60 mil pessoas.

Recepcionados pelos senhores prefeito e vice-prefeito Jorge Dantas e Marcos Tavares, um dos maiores eventos do interior do sertão alagoano transcorreu como os bons ventos que sempre guiaram os navegantes do velho ?espelho da lua?, o?Jaciobá?.

No religioso, o destaque foi a brilhante e garbosa procissão secular que percorreu o caminho doce das águas entre as barrancas do São Francisco. O Padre Joãozinho da Canção Nova também abrilhantou a festa, exaltando o sagrado, com belas canções que falam de amor , paz e devoção, embebecendo os fiéis católicos.

Na parte cultural, destaca-se as presenças das bandas ?Forró das Antigas? e ?o Patrão?. Más, o maior sucesso com certeza foi o da cantora baiana Margarete Menezes, levando grande público ao delírio.

O evento contou com o apoio do Governo do Estado de Alagoas, Políia Militar de Alagoas, além das secretárias municipais daquela cidade.

Em destaque, participaram autoridades políticas como o sempre simpático Deputado Estadual Inácio Loiola-PSB, Senador Renan Calheiros-PMDB, presidente da Assembléia Legislativa Estadual Fernando Toledo-PSDB, Deputado Federal Alexandre Toledo-PSB, deputado Estadual Ronaldo Medeiros-PT, Cristiano Matheus-prefeito de Marechal Deodoro, Jeane Moura-secretária de Gestão pública de Senador Rui Palmeira, prefeito Álvaro Melo de Lagoa da Canoa, prefeito Manoel Tenório de Quebrangulo, vereadores e outros.

Notas:

* A história do cristianismo em Pão de Açúcar, onde o território do Jaciobá foi palco de diversas missões católicas, iniciado no século XVII, acompanahndo o curso natural do rio São Francisco e atingindo o agreste e sertão no século XVIII. Nessa região habitavam os povos indígenas como: os Xocós e urumaris e a eles foram enviados missionários religiosos: Jesuítas, Capuchinhos, Franciscanos e Carmelitas.

* A paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Pão de Açúcar, foi criada em 11 de junho de 1853, pela Lei nº 227. O Seu primeiro pároco foi o ?Padre Antonio José Soares deMendonça?. Atualmente, a freguesia é regida pelo Padre Petrúcio Bezerra e se encontra na jurisdição eclesiásticada Diocese de Palmeira dos Índios?.

Comentários