O CRAS de Poço das Trincheiras, através do Projovem Adolescente, desenvolveu juntos aos jovens e a comunidade em geral, Projetos de Ação Coletiva de Interesse Social que movimentaram as localidades onde este serviço funciona.
No Povoado Quandu, o projeto desenvolveu oficinas de musicas com o objetivo de proporcionar o desenvolvimento da sensibilidade musical, vislumbrando a formação de cidadãos pensantes capazes de intervir nas mudanças socioculturais da região.
Os adolescentes do coletivo de Poço das Trincheiras montaram e desenvolveram um grupo teatral, envolvendo a dança e a dramatização, esta proposta objetivou trabalhar a desenvoltura dos participantes através das potencialidades. Os adolescentes fizeram o musical Os Saltimbancos de Chico Buarque.
O Povoado Jorge desenvolveu o Projeto Comunidade Limpa, a proposta consistiu em atividades que incentivam a reciclagem como alternativa de geração de renda e proteção ambiental através de oficinas de artesanato envolvendo toda comunidade.
O coletivo do Povoado Tapuio, tendo em vista o alto índice de usuários de álcool na comunidade, desenvolveu o Projeto ?Mundo sem drogas, vida saudável!?, que teve como objetivo Sensibilizar adolescentes, jovens e a comunidade em geral, quanto aos agravos causados pelo uso abusivo do álcool e outras drogas através de ações educativas, socioeducativas e de promoção de saúde.
O Povoado Várzea de D. Joana desenvolveu o projeto Vozes jovens: Cantando e Encantando que consistiu de ações voltadas para a musicalidade, através da formação de um coral e de um grupo de Flautas na comunidade, contribuindo assim para com o desenvolvimento dos adolescentes, proporcionando aos mesmo o desenvolvimento da sensibilidade musical, para a formação de cidadãos pensantes capazes de intervir nas mudanças sócio-culturais da comunidade.
Já o Projovem Adolescente do Povoado Alto do Tamanduá desenvolveu o Projeto O resgate do Reisado, com objeto de reconhecer a diferente realidade cultural e entender as concepções do espetáculo folclórico com a manutenção do Reisado na comunidade, como experiência cultural.
Comentários